Oposição pede impeachment de Lula após dólar bater novo recorde; veja reações

Políticos da direita reagiram à alta da moeda americana em suas redes sociais com pedido de impedimento do mandato do presidente Lula

15:26 | Dez. 19, 2024

Por: Alice Barbosa
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, fala durante entrevista coletiva ao receber alta após cirurgia no Hospital Sírio-Libanês (foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)

Políticos opositores ao atual governo criticaram a alta histórica do dólar americano (R$ 6,26) em suas redes sociais com o pedido de impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Os deputados federais da direita, como Nikolas Ferreira (PL), Kim Kataguiri (MBL), Bia Kicis (PL), Carla Zambelli (PL) e o senador Flávio Bolsonaro (PL), pediram o impeachment por suposta irresponsabilidade fiscal que teria provocado a alta do dólar.

Nikolas Ferreira (PL) escreveu no X (antigo Twitter): “Impeachment. Chega”. Na mesma rede social, a deputada federal Bia Kicis (PL) disse que era preciso “falar do Impeachment do Lula”. “Se depender do partido das trevas, o Brasil vai sangrar até minguar”, completou a deputada.

Já o deputado federal Kim Kataguiri descreveu três supostas razões para impedir a continuação do mandato do presidente Lula:

  1. “Crime de responsabilidade e pedalada fiscal”
  2. “Desenvoltura política ruim - péssima articulação política do governo e insatisfação do Congresso Nacional”
  3. "Crise econômica profunda e generalizada"

A deputada federal Carla Zambelli (PL) questionou de modo irônico no X (antigo Twitter) a queda da porcentagem de avaliação positiva da gestão do presidente Lula, divulgada pelo portal Poder 360, que informava: “a avaliação positiva do trabalho de Lula despenca de 43% para 27% em 2 anos”.

“Ainda tem 27%??? Deve ser a casta do funcionalismo público beneficiada diretamente pela irresponsabilidade fiscal de Lula. Precisamos colocar em andamento o impeachment de Lula, antes que entremos em uma espiral de não retorno. Se é que já não entramos”, comentou Carla Zambelli.

Ainda tem 27%??? Deve ser a casta do funcionalismo público beneficiada diretamente pela irresponsabilidade fiscal de lula. Precisamos colocar em andamento o impeachment de lula, antes que entremos em uma espiral de não retorno. Se é que já não entramos. #foralula #impeachmetJÁ pic.twitter.com/hRjrxCzEkX

— Carla Zambelli (@Zambelli2210) December 18, 2024

O senador Flávio Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL), fez críticas ao governo Lula em uma publicação que mostrava o título de uma coluna da revista Forbes, e abaixo Flávio dizia que “até os jornais gringos entenderam o problema”. A coluna de Antonio Camarotti era intitulada: “O Brasil não aguenta mais dois anos de Lula

“Todo mundo já está cansado desse desastre de governo. Até os estrangeiros sabem, não dá mais. O Brasil está pagando um preço muito alto para que Lula brinque de ser presidente”, escreveu Flávio Bolsonaro.

Todo mundo já está cansado desse desastre de governo. Até os estrangeiros sabem, não dá mais. O Brasil está pagando um preço muito alto para que Lula brinque de ser presidente pic.twitter.com/pA8YgJ3XlF

— Flavio Bolsonaro (@FlavioBolsonaro) December 18, 2024