Evandro, Gabriella e 43 vereadores de Fortaleza são diplomados pelo TRE-CE
A entrega dos diplomas ocorre após terminado o pleito, apurados os votos e passados os prazos de questionamento
22:32 | Dez. 19, 2024
O prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), e a vice em sua chapa, Gabriella Aguiar (PSD), foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) nesta quinta-feira, 19. Além deles, os 43 vereadores que irão compor a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) passaram pelo processo que é a confirmação de que os candidatos foram efetivamente eleitos e, assim, podem tomar posse.
A entrega dos diplomas ocorre após terminado o pleito, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições. Para os eleitos ou as eleitas aos demais cargos federais, estaduais e distritais, assim como para os suplentes, a entrega do diploma fica a cargo dos TREs. Nas eleições municipais, a competência é das juntas eleitorais.
Evandro agradeceu a confiança da população e o apoio que recebeu do amplo arco de aliança de partidos durante a campanha. “Estarmos aqui sendo diplomados é motivo de muito orgulho, mas também temos o entendimento da dimensão que nos espera e da missão que nos espera. Estamos felizes, mas, ao mesmo tempo, com humildade e com muita responsabilidade”, ressaltou.
O prefeito eleito apontou preocupação diante do orçamento de R$ 14 bilhões aprovado pela Câmara nesta semana. Apesar do valor, a destinação dos valores foi elaborado pelo grupo do atual prefeito José Sarto (PDT).
“Nos deixam preocupados. A aprovação deste orçamento sem estar em sintonia com as nossas prioridades, isso também nos deixa ainda mais para preocupados, porém sabíamos que iríamos encontrar. Muitas dificuldades que iriamos encontrar”, pontou.
Celebração da Justiça Eleitoral
Presidente do TRE-CE, o desembargador Raimundo Nonato, ressaltou que o evento foi a "entrega do nosso produto”. “A última entrega do produto da Justiça Eleitoral é a diplomação, certificando que o cidadão e a cidadã obteve o número de votos e, nesse momento, ela é diplomada para o cargo de vereador, para o cargo de vice-prefeita ou para o cargo de prefeito”, explicou.
Ele aponta que a diplomação ocorreu em todos os municípios. A partir de agora, segundo ele, a Justiça vai aguardar possíveis desdobramentos, com ações judiciais que podem sem ajuizadas.
Confira os diplomados
Prefeito
Evandro Leitão (PT)
Vice
Gabriella Aguiar (PSD)
Vereadores
Luiz Paupina (Agir)
Emanuel Acrizio (Avante)
Ana Aracapé(Avante)
Pedro Matos (Avante)
Ronaldo Martins (Republicanos)
Benigno Junior (Republicanos)
Irmão Léo (PP)
Marcos Paulo(PP)
Bruno Mesquita (PSD)
Erich Douglas(PSD)
Apollo Vicz(PSD)
Eudes Bringel (PSD)
Wellington Saboia (Podemos)
Márcio Martins (União Brasil)
Soldado Noelio (União Brasil)
Michel Lins (PRD)
Chiquinho dos Carneiros (PRD)
Professor Aguiar Toba (PRD)
Léo Couto (PSB)
Bá (PSB)
Gardel Rolim (PDT)
Marcel Colares(PDT)
Adail Jr (PDT)
Paulo Martins (PDT)
Kátia Rodrigues (PDT)
Dr. Luciano Girão (PDT)
PPCELL (PDT)
Jânio Henrique (PDT)
Carla do Acilon (DC)
Priscila Costa (PL)
Bella Carmelo (PL)
Julierme Sena (PL)
Inspetor Alberto (PL)
Marcelo Mendes (PL)
Germano He Man (Mobiliza)
Gabriel Biologia (Psol)
Adriana Gerônimo (Psol)
Jorge Pinheiro (PSDB)
Professor Enilson (Cidadania)
Aglaylson (PT)
Professora Adriana Almeida (PT)
Mari Lacerda (PT)
Julio Brizzi (PT)