Veja as reações de políticos da esquerda e da direita sobre prisão de Braga Netto
Saiba como os políticos de esquerda e direita reagiram a prisão do ex-ministro Braga NettoPolíticos de esquerda e direita reagiram à prisão do general e ex-ministro Braga Netto em suas redes sociais. Do chamado campo progressista, políticos como o Pastor Henrique Vieira (Psol) avaliam o fato como uma forma de impedir a retomada da “lógica autoritária deste País”. Já na ala direita, os conservadores criticam a prisão, e, conforme o senador Carlos Portinho (PL), eles consideram que “a trama do ‘golpe’ é uma piada”.
O deputado federal Túlio Gadelha (Rede) destacou que Braga Netto foi o primeiro general quatro estrelas a ser preso na história do Brasil. Para ele, isso torna o dia da prisão ”um dia histórico”, deixando uma “mensagem necessária: seja quem for, quem ameaçar a democracia, não sairá impune”.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
No Brasil, há apenas 19 generais de quatro estrelas na ativa. Eles são comandantes importantes das áreas ou setores da força militar. Por isso, os políticos de esquerda evidenciam a prisão de Braga Netto como um feito “histórico” em virtude do ineditismo do ato.
No mesmo sentido, o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta (PT), desejou “que todos os golpistas sejam investigados, julgados e responsabilizados por atentarem contra a nossa democracia!”.
O ex-ministro e ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) também comentou no X (antigo Twitter) sobre a detenção de Braga Netto. Ele se considera “um dos primeiros a denunciar” as “canalhices" do general. ”Que seja agora julgado com severidade!”, disse Ciro na publicação.
As reações da direita
A deputada federal Júlia Zanatta (PL) lamentou a prisão do general Braga Netto com as frases da canção “Como Nossos Pais”, de Belchior: “Por isso cuidado meu bem; há perigo na esquina; eles venceram; e o sinal está fechado pra nós; que somos jovens”.
O deputado federal Gustavo Gayer (PL) considera que a detenção do ex-ministro fundamentada em “fofoca”. Para ele, “o Brasil é uma ditadura”, e justifica que “um general de quatro estrelas é preso”, enquanto “estupradores, ladrões, corruptos e chefes do crime organizado são liberados é prova irrefutável de que o golpe deu certo".
“Tudo isso que ocorre agora a partir do avanço do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre militares já ultrapassou e muito as 4 linhas com a afronta ao devido processo legal e a prisão em fase de inquérito escorada em delações e ‘disse me disse’”, criticou o senador Carlos Portinho (PL).
O general Walter Braga Netto foi preso nesse sábado, 14, sob a acusação de obstruir o inquérito que investiga uma tentativa de golpe de Estado. Ele é apontado pela Polícia Federal (PF) como uma figura central na organização criminosa que teria planejado impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O objetivo seria manter Jair Bolsonaro (PL) no poder após sua derrota nas eleições presidenciais de 2022.
De acordo com a investigação, o plano golpista incluía a prisão de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), além do assassinato do então presidente eleito, Lula, de seu vice, Geraldo Alckmin, e do ministro do STF Alexandre de Moraes. Segundo a PF, Braga Netto não apenas tinha ciência do plano como também financiava os agentes golpistas que executariam a operação.
Confira algumas reações:
Braga Netto, vice de Bolsonaro, entregou dinheiro numa sacola de vinho aos “kids pretos” para tramar o assassinato de autoridades. Mais uma evidência de que o bolsonarismo mata.
Esse grupo tentou, mais uma vez, impor uma ditadura. Por muito pouco, não retomaram uma lógica… pic.twitter.com/jYU6S9Q22X
Braga Netto foi o primeiro general quatro estrelas a ser preso na história do Brasil. Um dia histórico. Uma mensagem necessária: seja quem for, quem ameaçar a democracia, não sairá impune.
O golpe foi bem sucedido
A prisão de um general de 4 estrelas fundamentado em fofocas enquanto estupradores, ladrões, corruptos e chefes do crime organizado são liberados é prova irrefutável de que o golpe deu certo.
O Brasil é um ditadura