Reforma no secretariado de Elmano deverá mudar composição da Assembleia
O governador tem feito mexidas em sua gestão. Deputados são cotados para virarem secretários e secretários voltarem ao posto de parlamentar
17:23 | Dez. 15, 2024
Próximo do fim do segundo ano de mandato, o governador Elmano de Freitas (PT) iniciou uma reforma administrativa na sua gestão. Dentre elas, a mais impactante é a volta de Chagas Vieira ao posto de secretário-chefe da Casa Civil.
Outros mexidas são esperadas e devem mexer com a configuração atual da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). Uma das mudanças esperadas é a saída de Salmito Filho (PDT) do comando da secretária de Desenvolvimento Econômico (SDE).
Nos corredores da Alece, colegas dão como certa a volta de Salmito para o mandato de deputado estadual. O próprio confirmou ao O POVO que solicitou sua saída da SDE. Ele chegou a ser especulado para presidente da Casa.
Leia mais
Apesar de um secretário retornar ao parlamento cearense, também é esperado que o movimento contrário aconteça. Deputados são ventilados para ingressarem na gestão de Elmano.
Um deles, Fernando Santana (PT). Ele declarou que recebeu o convite do governador para ser secretário, ainda sem uma pasta definida, e está avaliando. O petista assumirá a presidência da Alece em janeiro, com a renúncia de Evandro Leitão (PT) para ser prefeito de Fortaleza, e ficará até fevereiro, quando o presidente eleito, Romeu Aldigueri (PDT), passará a ocupar a cadeira.
Outro cotado para ser secretário é Guilherme Sampaio (PT). Integrante da equipe de Evandro na transição da Prefeitura, o deputado é citado como possível novo membro do Governo Elmano, ou líder do governador na Casa, bem como de Leitão, em pastas como Cultura.