Com Idilvan na Secretaria de Educação de Fortaleza, veja quem deve assumir como deputado

O deputado federal comandará a pasta municipal na gestão de Evandro Leitão (PT), com isso a vaga do PDT no Congresso deve ser ocupada por outro parlamentar

16:40 | Dez. 15, 2024

Por: Guilherme Gonsalves
DEPUTADO Idilvan Alencar comandará Educação em Fortaleza (foto: Zeca Ribeiro)

Idilvan Alencar (PDT) foi anunciado como secretário da Educação de Fortaleza pelo prefeito eleito Evandro Leitão (PT). Ele assumirá a pasta a partir de 1° de janeiro de 2025. Atualmente como deputado federal em seu segundo mandato, ele se licenciará do Congresso Nacional.

Com a saída do parlamento para comandar a Educação na capital cearense, a vaga será ocupada por um suplente do PDT. Embora Leônidas Cristino (PDT) seja o primeiro na fila, o posto deixado por Idilvan poderá ser de outro nome.

Idilvan na secretaria de Educação: quem pode assumir como deputado federal?

Leônidas exerceu o mandato de suplente por um longo período, uma vez que o deputado federal titular, Robério Monteiro (PDT), foi escolhido pelo governador Elmano de Freitas (PT) para ser secretário de Recursos Hídricos. Ele, porém, voltou ao cargo de parlamentar antes das eleições municipais e ainda não voltou para a pasta.

Caso Robério continue como deputado, quem assumirá a vaga de Idilvan será Leônidas, o primeiro suplente. Na possibilidade de Monteiro retornar a ser secretário, a vereadora de Fortaleza, Enfermeira Ana Paula (sem partido) passará a ocupar a cadeira como segunda suplente.

Apesar de não estar filiada atualmente a nenhum partido, tendo deixado o PSB por desavenças, Ana Paula disputou as eleições de 2022 pelo PDT e o mandato parlamentar é da sigla e não do político, diferentemente dos mandatos majoritários, como o de governador, senador e presidente.

Ana Paula chegou a assumir o posto de deputada federal em 2023 com a licença de Eduardo Bismarck (PDT). Na época, Robério estava como secretário e Leônidas era o primeiro suplente em exercício.