Evandro promete contemplar aliados na gestão, mas garante: "Eu tenho a minha identidade"

O prefeito eleito de Fortaleza anunciou os sete primeiros secretários do seu governo que começará em 2025

20:21 | Dez. 13, 2024

Por: Guilherme Gonsalves
FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL, 13-12-2024: Evandro Leitão e romeu aldigueri presidem a votação na Alece sobre a indicação de Onélia Santana que será conselheira do TCE Ceará. (Foto: Samuel Setubal/ O Povo) (foto: Samuel Setubal)

O prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), anunciou oficialmente nesta sexta-feira, 13, os primeiros nomes do seu secretariado para o mandato que se inicia em 1° de janeiro de 2025. Com uma ampla base aliada, o petista prometeu contemplar a todos, mas garantiu manter sua identidade própria na gestão.

"Nós tivemos 10 partidos conosco no segundo turno. E é claro que eu irei governar com a nossa base aliada contemplando. Eu sei que não é fácil, mas a gente procura contemplar, procura dialogar para que todos façam parte da nossa gestão", disse Evandro nesta sexta-feira, 13, em entrevista coletiva na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece).

"Não ganhamos essa eleição sozinhos. Eu tenho essa compreensão. Todos foram importantes à sua maneira, mas todos trabalharam e eu irei fazer a nossa gestão junto de todos os partidos, mas evidentemente, eu sempre disse isso, eu tenho a minha identidade, eu tenho a minha forma, eu tenho a minha maneira de trabalhar", afirmou.

Apesar de firmar sua própria forma de gestão, Leitão destacou que irá manter diálogo com aliados para a construção de políticas públicas para Fortaleza. "Os fortalezenses e as fortalezenses estão esperando de nós resultados, e é isso o que nós iremos fazer a partir de 1° de janeiro de 2025 em todas as áreas", completou.

Quem são os primeiros secretários confirmados por Evandro

  1. Júnior Castro - Secretaria Municipal de Governo
  2. Eudes Bringel - Chefia de Gabinete
  3. Socorro Martins - Secretaria da Saúde
  4. Denise Carrá - Secretaria do Turismo
  5. Cel. Márcio Oliveira - Secretaria Municipal de Segurança Cidadã
  6. Silvia Correia - Controladoria e Ouvidoria do Município
  7. Hélio Leitão - Procuradoria Geral do Município

A maioria dos nomes já havia sido antecipada pelo O POVO nos últimos dias. Na última quarta-feira, 11, o colunista Érico Firmo antecipou o convite de Evandro a Socorro Martins, que aceitou ser titular da saúde. No mesmo dia, a coluna Vertical, do jornalista Carlos Mazza, do O POVO, mostrou que Júnior Castro (PT) seria o titular da Segov de Fortaleza.

Evandro Leitão anunciou previamente que pretende indicar Gabriella para alguma secretaria, mas não definiu a área. Ela é atualmente a coordenadora da equipe de transição.

Perfil dos secretários

Júnior Castro (PT) - Segov

  • Prefeito de Chorozinho, distante 69 quilômetros de Fortaleza, e atualmente está no fim do segundo mandato. Este ano elegeu a sucessora, Célia Marinho (Republicanos). Foi eleito em 2016 pelo PSD de Domingos Filho, reelegeu-se em 2020 pelo PDT, na época de Cid Gomes. Atualmente é filiado ao PT.
  • É presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece).
  • Na eleição de 2022, foi figura determinante para avitória do governador Elmano de Freitas (PT). Abriu a debandada de prefeitos que deixaram o PDT, que tinha Roberto Cláudio como candidato a governador, para apoiar o petista. Castro esteve na linha de frente da articulação com os prefeitos.

Hélio Leitão - PGM

  • Advogado, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE) e atualmente conselheiro federal da ordem.

  • Foi secretário da Justiça e Cidadania do Estado na época em que Cid Gomes (PSB) era governador.

  • Atualmente, é assessor jurídico e de relações institucionais da presidência da Assembleia Legislativa. Quando Evandro foi eleito pela primeira vez para o comando da mesa diretora, Hélio chegou a ser procurador-geral da Assembleia.

  • É casado com Christiane Leitão, eleita este ano presidente da OAB Ceará.

Socorro Martins - Saúde

  • Foi secretária da Saúde de Fortaleza no primeiro mandato do ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT), de 2013 a 2016. Foi diretora do Hospital de Maracanaú, do Gonzaguinha do José Walter, do Hospital Waldemar Alcântara e do Hospital de Messejana. Fundadora e primeira presidente do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), responsável pela gestão de vários hospitais da rede pública.

  • Era presidente do PSDB em Santa Quitéria, mas se desfiliou ao ser escolhida secretária da Saúde de Fortaleza. O partido ao qual era filiada é oposição ao PT de Evandro Leitão.

  • É filha do ex-prefeito de Santa Quitéria e ex-deputado Haroldo Martins e irmã do ex-vereador do Município Haroldinho.

Eudes Bringel (PSD) - Chefe de Gabinete

  • Vereador reeleito de Fortaleza
  • Atuou em projetos vinculados à Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará
  • Vice-presidente da federação cearense de futebol

Denise Carrá - Turismo

  • É advogada e atual secretária executiva de Comunicação, Publicidade e Eventos da Casa Civil do governo Elmano de Freitas (PT).
  • Ela ocupa cargos no Governo do Estado desde a época em que Camilo Santana (PT) era governador.
  • Chegou a ser secretária-adjunta do Turismo, além de procuradora jurídica da Cagece, de 2007 a 2011.

Cel. Márcio Oliveira - Segurança Cidadã

  • Graduada em Ciências Econômicas pela Unifor, com especialização em Economia de Empresas pela UFC e mestrado em Planejamento e Políticas Públicas pela Uece.
  • Foi secretária adjunta da CGE-CE entre 2007 e 2014
  • É atualmente controladora da Assembleia Legislativa do Ceará