Lula passará por mais um procedimento na cabeça nesta quinta

Diferentemente do informado anteriormente, o procedimento não é cirúrgico, conforme a equipe médica

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará mais um procedimento na cabeça nesta quinta-feira,12. Segundo os médicos do Hospital Sírio-Libanes, a nova intervenção é um complemento ao procedimento feito de forma emergencial na última terça-feira, 10. Conforme explicou a equipe médica, o procedimento não é cirúrgico, diferentemente do publicado anteriormente.

O boletim médico divulgado na tarde desta quarta-feira,11, explica que Lula fará uma "embolização das artérias meníngeas". O presidente segue sobre cuidados intensivos, realizou fisioterapias, caminhou e recebeu vistas. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O médico Roberto Kalil Filho explicou em entrevista coletiva que o procedimento é de baixo risco e que já era esperado a nova intervenção, a depender da evolução do quadro do paciente. Além disso, ressaltou que a embolização se dá para que não ocorra uma nova hemorragia. 

Lula precisou ser submetido a uma cirurgia que durou cerca de duas horas na madrugada desta terça-feira, 10, por causa de uma hemorragia intracraniana decorrente do acidente domiciliar sofrido em 19 de outubro deste ano. 

Confira o Boletim Médico na íntegra

BOLETIM MÉDICO

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA

11/12/2024

16h30

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva permanece sob cuidados intensivos no Hospital SírioLibanês, em São Paulo.

Passou o dia bem, sem intercorrências, realizou fisioterapia, caminhou e recebeu visitas de familiares.

Como parte da programação terapêutica, fará complementação de cirurgia com procedimento endovascular (embolização de artéria meníngea média) amanhã, pela manhã.

Outras atualizações serão dadas durante coletiva de imprensa a ser realizada amanhã às 10 horas.

O Presidente segue sob acompanhamento da equipe médica, sob os cuidados do Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e da Dra. Ana Helena Germoglio.

Dr. Luiz Francisco Cardoso

Diretor de Governança Clínica

Dr. Álvaro Sarkis

Diretor Clínico

Como foi o acidente que levou Lula a realizar a cirurgia?

Lula estava no banheiro da residência oficial, no Palácio do Planalto, quando sofreu queda e precisou ser encaminhado à unidade hospitalar do Sírio-Libanês, em Brasília, no último 19 de outubro. O acidente doméstico causou um “ferimento corto-contuso na região occipital”, conforme boletim médico, e o presidente precisou levar cinco pontos na lesão.

O machucado envolve corte e contusão na região de trás da cabeça, na nuca, e pode variar de leve a grave.

À época, o presidente foi orientado a suspender viagens aéreas de longa distância e, por isso, não participou da cúpula do Brics, realizada em Kazan, na Rússia, de 22 a 24 de outubro. O chefe do Executivo teve autorização para exercer demais atividades.

Devido à queda, o petista precisou voltar cinco vezes ao hospital para acompanhar evolução do hematoma e reavaliações, conforme divulgação dos boletins médicos. Dois dias após o acidente, Lula foi submetido a exame de imagem, que atestou estabilidade em seu estado de saúde e que o presidente já estava apto para voltar a exercer sua rotina de trabalho.

No fim de outubro, em retorno para nova avaliação de imagem, os resultados foram estáveis. “O presidente persiste sem quaisquer sintomas, devendo manter o acompanhamento clínico e realizar novo controle de imagem em três dias”, consta nas informações divulgadas pela equipe médica em 31 de outubro.

No início de novembro, no dia 3, Lula voltou ao hospital para repetir exames, que apresentaram também estabilidade em relação aos anteriores. O presidente continuou sem sintomas. Na última avaliação divulgada por meio de boletim médico, em 10 de novembro, o petista manteve a estabilidade e a ausência de sintomas.

O presidente estava de volta às atividades cotidianas e, com 22 dias depois do ocorrido, já estava praticando atividades físicas. Após 52 dias da queda, o presidente manifestou dores de cabeça e foi encaminhado ao hospital.

Atualizada às 19h30min

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Lula

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar