Valim defende situação de Caucaia: "Fim de gestão todo mundo quer dar uma pataca no prefeito"

Prefeito de Caucaia reforçou ainda que sua gestão mantém o "Bora de Graça" (programa de ônibus gratuito) até o fim do mandato

20:26 | Dez. 11, 2024

Por: Vítor Magalhães
Vitor Valim, prefeito de Caucaia (foto: Samuel Setubal)

O prefeito de Caucaia, Vitor Valim (PSB), disse que encerrará sua gestão em 31 de dezembro sem dívidas para o município da Região Metropolitana de Fortaleza e defendeu a condição na qual deixará a administração pública para a próxima gestão. Ele também rebateu críticas do prefeito eleito da cidade, Naumi Amorim (PSD), que denunciou a existência de um "rombo" nas contas públicas, também antecipada pela gestão de Valim.

Valim reforçou ainda que sua gestão mantém o "Bora de Graça" (programa de ônibus gratuito) até o fim do mandato, após acordo firmado com a empresa prestadora do serviço e mediação do Ministério Público (MPCE). As declarações foram dadas em entrevista ao O POVO, nesta quarta-feira, 11, durante cerimônia de entrega do selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) a 158 municípios cearenses.

Fim de gestão

"Primeiro falar que essa gestão não está deixando nenhuma dívida para a cidade, não fez financiamento, vai manter o Bora de Graça até 31 de dezembro e vai manter todas as políticas públicas que nortearam a gestão (...) Fico feliz, como um homem que está saindo da vida publica, deixando a cidade com infraestruturas importantes e quase 2.000 servidores convocados para tomar posse", disse.

Sobre o impasse relacionado ao transporte público gratuito, Valim explicou o que gerou as divergências. "Divida tem em qualquer canto, na nossa casa. A Prefeitura de 40 parcelas estava devendo uma. Final de gestão a gente perde a moral, todo mundo quer dar uma pataca no prefeito que está saindo para se valorizar. É da política, eu respeito. Todo fornecedor, neste momento, coloca a faca no pescoço, faz a cobrança, é justo e legítimo. Vejo com naturalidade", destacou.

E seguiu: "A resposta está aí, o ônibus vai continuar e o próprio MP, após o acordo, foi mostrado que apenas uma parcela estava em aberto e isso não é dolo a nenhuma empresa e é normal que ocorra às vezes um certo atraso na administração pública".

Resposta a Naumi

Questionado sobre as críticas feitas por Naumi Amorim, que tem denunciado atrasos nos pagamentos de servidores municipais, débitos previdenciários, demissões em massa, Valim disse o que espera da próxima gestão.

"Quem tem boca fala o que quer e matemática é uma ciência exata. Eu não fiz financiamentos e paguei mais de R$ 60 milhões de dívidas de antigos prefeitos. O que espero (do próximo prefeito) é que ele tenha um olhar humano. Eu estava prefeito, estou ainda, e vou passar. Ele vai entrar (no cargo) e vai passar e temos que ter o olhar voltado para as políticas que beneficiam a população", concluiu.