SP: vereador é preso por chamar colega de Câmara de "preto safado"

Dentro da Câmara de Carapicuíba, em São Paulo, o vereador João Naves foi detido acusado de cometer injúria racial contra o colega Bruno Marino

15:49 | Dez. 11, 2024

Por: Alice Barbosa
O vereador João Naves (PSD) saiu detido da Câmara de Carapicuíba-SP por cometer injúria racial contra Bruno Marino (Podemos). (foto: Reprodução/João Naves)

O vereador João Naves (PSD) foi detido na manhã dessa última terça-feira, 10, acusado de injúria racial contra o colega Bruno Marino (Podemos). Dentro da Câmara de Carapicuíba, em São Paulo, João Naves teria chamado Bruno Marino de “preto safado” por duas vezes.

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o vereador Bruno Marino, de 29 anos, aparece em frente ao distrito policial de Carapicuíba e diz que “infelizmente uma discussão parlamentar virou caso de polícia”.

Na publicação também é mostrado o momento em que João Naves, de 67 anos, é detido e levado por uma viatura. Enquanto isso, é possível ouvir, ao fundo, uma voz feminina gritar: ''Tem lei para racista, racismo agora é crime”.

A vítima relata que o vereador João Naves o havia ofendido diversas vezes na frente de outros vereadores em uma sala de reunião da Câmara e, por fim, cometeu injúria racial contra ele. ''Tive um grande problema hoje com o vereador João Naves, o qual me ofendeu diversas vezes e, por fim, acabou fazendo injúria racial contra a minha pessoa. Afirmou por duas vezes que eu era um 'preto safado' e isso eu não vou admitir''.

Bruno esclarece nas redes sociais que interrompeu a sessão para contar o caso e pedir que o ocorrido fosse inserido na ata. Em seguida, ele pediu permissão para ir à delegacia.

“Ninguém pode admitir crime racial, ainda mais na Casa de leis. Então dei voz de prisão. Foi ratificado pela autoridade policial, delegado Marcelo Prado, e a delegacia o manteve preso e amanhã ele vai passar por uma audiência de custódia”, informou Bruno Marino.

O ocorrido foi relatado no 1° Distrito Policial do município. O suspeito permaneceu detido à disposição da Polícia na terça, 10, e deve passar por audiência de custódia nesta quarta, 11.

Confira o vídeo: