Pedidos de informação têm resposta: "Olha no Portal da Transparência", diz transição
Falta de informações é uma das principais queixas da equipe designada pelo prefeito eleito Evandro Leitão
11:42 | Dez. 09, 2024
A equipe de transição de Evandro Leitão (PT) reclama de falta de informações. Quatro parlamentares aliados ao prefeito eleito contaram à reportagem que muitos pedidos de informação têm sido respondidos com a orientação para olhar no Portal da Transparência.
"Quando chega lá, a informação não é condizente com o dado, que não está atualizado. Você tem esse problema em quase todas as informações. O mais grave é a saúde. É exponencial, mas em quase todas as áreas você encontra fragilidades. Inconsistência de dados", disse o líder do bloco do PT na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), deputado De Assis Diniz (PT).
Leia mais
-
Projetos de impacto ambiental e financeiro entram em pauta na Câmara nos últimos dias do mandato
-
Fornecedores da Prefeitura reclamam de falta de pagamento
-
Aliados de Evandro têm dúvidas sobre quanto a taxa do lixo arrecada
-
Quais as prioridades de Evandro para os primeiros dias como prefeito de Fortaleza
"Eles dizem: 'Olhe, no site ou, então, espere o relatório final de transição, que nós vamos apresentar agora'. Precisa-se dessas informações o quanto antes, mas a Prefeitura fica sonegando. É isso que está acontecendo de forma objetiva", reforçou o vereador Júlio Brizzi (PT). Segundo ele, "grande parte" dos documentos demandados não constam na plataforma.
"A dificuldade que está tendo é porque os dados estão sendo solicitados pela Prefeitura e muitos dos dados eles estão mandando olhar no Portal da Transparência. E outros, quando vêm, vêm de forma incompleta", relatou o futuro líder Bruno Mesquita (PSD).
O deputado Guilherme Sampaio (PT), membro da equipe de transição, confirmou os relatos. "De fato, ocorreu. Em alguns questionamentos que nós apresentamos durante as várias apresentações das secretarias, nos era informado que o dado estava disponível no Portal da Transparência, mas não estava, e isso nos obrigava a solicitar oficialmente que a Prefeitura nos respondesse", contextualiza o deputado.
Sampaio pondera que a situação poderia ser contornada com a mera disponibilização de links. "A Prefeitura respondeu ou poderia responder o que não tiver respondido ainda, colocando um link. Não tem nenhum problema, porque através de um link você acessa o dado virtualmente", complementa.