Ciro Gomes critica pacote fiscal de Haddad: "Uma das mágicas mais fuleiras que já vi"

Em vídeo publicado no X, o ex-ministro comenta sobre o pacote de corte de gastos do governo Lula e diz que "o que já está em vigor é o mero corte do salário mínimo’

09:50 | Dez. 05, 2024

Por: Alice Barbosa
Ciro Gomes (PDT) define ajuste de gastos de Haddad como "uma das maiores falácias". (foto: Aurélio Alves)

Em um vídeo publicado na rede social X (antigo Twitter), e ex-ministro Ciro Gomes (PDT) comentou sobre o pacote fiscal do governo Lula, anunciado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT). Ele define o ajuste de gastos como “uma das maiores falácias, uma das mágicas mais fuleiras que eu já vi”.

Ciro alega que, a pedido de “muita gente", quis explicar sobre o novo programa fiscal. “O governo prometeu um ajuste fiscal, mas o que nós vimos na prática foi um aumento no arrocho do salário mínimo, afetando diretamente os mais pobres, os aposentados e todos que recebem, por exemplo, o BPC (Benefício de Prestação Continuada), como crianças autistas e idosos adoentados. Os beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), mais ainda gravemente”, explicou.

Ciro foi ministro da Fazenda no governo de Itamar Franco, quando foi implantado o Plano Real, que completou 20 anos em 2024. Foi também ministro de Integração Nacional durante o primeiro governo Lula, em 2007. Não conteve as críticas também ao programa governamental que objetiva isentar o Imposto de Renda de quem recebe até R$ 5 mil. Segundo ele, há dúvidas de que seja efetivado. 

“O que já está em vigor é o mero corte do salário mínimo, enquanto a banqueirada (donos de bancos) e os rentistas, a turma que vive da agiotagem oficial, continuam completamente tranquilos ou mais ou menos”, analisou.