Trump ameaça taxar Brics em 100% se substituírem dólar em transações

Trump ameaça impor tarifas de 100% aos países do Brics se seguirem com a ideia de uma moeda alternativa ao dólar, aumentando tensões econômicas globais

O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, emitiu um severo aviso aos países membros do Brics e seus aliados, ameaçando impor tarifas de 100% caso prossigam com os planos de introduzir ou apoiar uma moeda para substituir o dólar americano no comércio internacional.

Brics, sigla para Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, é um bloco econômico e geopolítico cujo poder tem crescido nos últimos anos, rivalizando com o do Grupo dos Sete (G7), uma coalizão de nações industriais líderes liderada pelos EUA. Recentemente, a coalizão Brics foi ampliada para incluir Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Bolsonaro diz a jornal dos EUA que aposta em apoio de Trump para voltar ao poder; ENTENDA

Enquanto o dólar americano domina amplamente o sistema financeiro internacional, os Brics têm apoiado a criação de uma moeda alternativa, em movimento que poderia acelerar a desdolarização e trazer implicações significativas para os EUA.

“Não há chance de que o Brics substitua o dólar americano no comércio internacional, e qualquer país que tente deve acenar adeus à América”, declarou Trump.

Trump ameaça Brics: "desdolarização"

A desdolarização se refere ao papel decrescente do dólar americano no comércio internacional. A ideia ganhou força em 2022, quando os EUA lideraram esforços para impor sanções à Rússia. O presidente russo, Vladimir Putin, acusou os EUA de “transformar o dólar em arma”.

Os países do Brics são responsáveis por mais de 35% do PIB mundial, mas diferem amplamente em questões políticas e de segurança, incluindo seus laços com os EUA.

Venezuela chama embaixador no Brasil para consultas após veto no Brics; VEJA

Os comentários de Trump sinalizam potenciais tensões futuras entre os EUA e as nações Brics caso elas continuem a pressionar por alternativas ao dólar americano. À medida que os sistemas financeiros globais evoluem, o debate sobre a supremacia do dólar pode gerar desafios econômicos e diplomáticos significativos tanto para os EUA quanto para o bloco Brics.

Trump ameaça Brics: próximo presidente já declarou tarifas para México e Canadá

As promessas do presidente eleito de impor tarifas abrangentes aos países do Brics seguem o anúncio desta semana sobre tarifas planejadas contra o México e o Canadá.

Trump propôs implementar tarifas de 25% sobre os dois países no dia de sua posse, em 20 de janeiro de 2025, como medida para interromper o fluxo de drogas e imigração ilegal pelas fronteiras dos EUA.

O presidente eleito afirmou ter tido uma “reunião muito produtiva” com o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, no sábado, durante a qual pareceram discutir as tarifas futuras.

“Discutimos muitos tópicos importantes que exigirão esforços conjuntos de ambos os países para serem resolvidos, como a crise do fentanil e das drogas, que têm dizimado tantas vidas em decorrência da imigração ilegal; acordos de comércio justo, que não prejudiquem os trabalhadores americanos; e o enorme déficit comercial que os EUA têm com o Canadá”, declarou Trump em uma publicação no Truth Social.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Donald Trump Estados Unidos

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar