Definida composição da chapa da mesa diretora da Assembleia; veja nomes
A principal dúvida tinha sido a 1ª secretaria, um dos cargos mais vitais da mesa
18:01 | Nov. 29, 2024
Foram definidos nesta sexta-feira, 28, os deputados estaduais que vão compor a chapa única para mesa diretora da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). A eleição vai ocorrer na próxima segunda-feira, 2, e apenas uma chapa deve ser inscrita na disputa. Eleitos, os deputados vão seguir nos cargos no biênio 2025/2026.
A composição foi antecipada pelo jornalista Carlos Mazza, na coluna Vertical, do O POVO. Como anteriormente já estabelecido, Romeu Aldigueri (PDT) é o indicado para o cargo de presidente do parlamento cearense. Danniel Oliveira (MDB) ficará com a 1ª vice. O parlamentar já tinha confirmado o convite para a vaga.
Outro nome confirmado foi o da deputada Larissa Gaspar (PT), que ficou na 2ª vice. O cargo deve ser o mais alto que uma mulher já chegou na Alece.
A principal dúvida tinha sido a 1ª secretaria, um dos cargos mais vitais da Mesa Diretora. A vaga já deveria ficar com PT, mas o nome era incerto. O secretário Moses Braz (PT) tinha sido cogitado, no entanto, o atual líder do PT na Assembleia, De Assis Diniz ficou no posto.
A 2ª secretaria ficou com Jeová Mota (PDT). Ele e Romeu são filiados ao PDT, mas estão em processo de deixar a sigla, com possível destino o PSB, na sequência do senador Cid Gomes (PSB). A 3ª secretária ficou com Felipe Mota (União Brasil) e João Jaime (PP) será o 4º secretário.
Veja a lista completa
- Presidente: Romeu Aldigueri (PDT)
- 1º vice-presidente: Danniel Oliveira (MDB)
- 2º vice-presidente: Larissa Gaspar (PT)
- 1ª secretaria: De Assis Diniz (PT)
- 2ª secretaria: Jeová Mota (PDT)
- 3ª secretaria: Felipe Mota (União Brasil)
- 4ª secretaria: João Jaime (Progressistas)
- Vogal: Luana Régia (Cidadania)
- Vogal: Emília Pessoa (União Brasil)
- Vogal David Durand (Republicanos)