PT expulsa prefeito de Choró, preso por corrupção
Marcondes Jucá foi alvo da operação "Ad Manus" do Ministério Público do Ceará
18:04 | Nov. 26, 2024
O Partido dos Trabalhadores do município de Choró, 168 km distante de Fortaleza, informou nas redes sociais a expulsão do prefeito preso na ultima sexta-feira,22, Marcondes Jucá. Ele foi alvo da operação Ad Manus do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE).
Em nota, o PT de Choró informou que reuniu o diretório municipal no domingo para deliberar a expulsão do prefeito afastado do quadro de filiados da agremiação partidária. O partido informa que uma decisão anterior por expulsão já havia chegado a ser tomada até antes da operação, ainda no ano de 2023, porém, a comunicação à Justiça Eleitoral não chegou a ser concluída.
Além do prefeito, um servidor municipal e até o sucessor eleito, Bebeto Queiroz (PSB), foram presos na operação. Eles são suspeitos de praticar atos ilícitos em contratos de prestação de serviço de abastecimento de veículos da Prefeitura de Choró. A prisão do chefe do Executivo Municipal de Choró resultou na posse do vice-prefeito do município, Elcimar Ribeiro.
Ainda foi determinado pelo Poder Judiciário o encerramento imediato de contratos da Prefeitura com empresas que são alvo da operação. Os acusados poderão responder por crimes contra a administração pública, peculato, falsidade material e ideológica, e também por corrupção passiva e ativa.
Leia mais
Confira a nota na íntegra
@ptchorooficial
O cenário político de nosso Município (Choró-CE) tem se destacado negativamente nos noticiários e nas páginas policiais do Estado do Ceará em decorrência dos fatos que culminou o afastamento de gestores, servidores e legisladores por atos de corrupção ativa e passiva contra o erário público de acordo com a operação "ad manus" expedida pelo MPCE nesta sexta-feira 22/11/2024.
Neste contexto, o Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores @PTCHOROOFICIAL se reuniu nesta manhã de domingo 24/11 para deliberação (reafirmar) a respeito da expulsão do Prefeito afastado Marcondes Jucá do quadro de filiados desta agremiação Partidária.
Assim, conforme consta nas páginas de notícias locais e regionais que tratam o então prefeito afastado como sendo filiado ao PT, reafirmamos que mesmo não faz parte de nosso quadro de filiados e que tão logo será efetivado nos órgãos competentes.
Em tempo:
Ainda em 2023, este mesmo diretório havia deliberado por unanimidade pela expulsão do então prefeito @marcondesjuca que por sua vez a comunicação junto à justiça 44 eleitoral não havia sido concluída, conforme ata registrada nos anais deste partido.
Seguimos firmes e respeitosos ao tempo em que torcemos que a justiça prevaleça sobre todas as prerrogativas do momento.
DIRETÓRIO MUNICIPAL DO PT CHORÓ.
Operação em Choró
Na operação, foram cumpridos 35 mandados de busca e apreensão em Choró, Canindé, Quixadá e Madalena. Os alvos são vereadores, servidores públicos, ex-secretários municipais e empresários da região. Foram apreendidos aparelhos celulares, computadores e documentos relacionados aos contratos investigados.