Aldigueri faz acordo com parte da oposição para composição de mesa da Assembleia

O candidato a presidente da Casa se encontrou com deputados estaduais que estão no bloco de oposição ao Governo, mas encaminha acordos para a chapa

O candidato à presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Romeu Aldigueri (PDT), reuniu-se nesta terça-feira, 26, com deputados para acertar apoio e garantir espaço da oposição na mesa diretora. Todos os integrantes da chapa têm previsão de ser apresentados até o fim de semana. A eleição será no dia 3 de dezembro.

Reuniram-se com o atual líder do governo Elmano de Freitas (PT) os deputados Felipe Mota (União Brasil), Emilia Pessoa (PSDB), Dra. Silvana (PL), líder do PL, e os pedetistas que estão na oposição, Antônio Henrique, Cláudio Pinho, Lucinildo Frota e Queiroz Filho. Mota ocupará a 3ª secretaria na chapa de Aldigueri.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Com isso, Aldigueri encaminha-se para ter o apoio da grande maioria dos 46 deputados estaduais. Publicamente, apenas Alcides Fernandes (PL) declarou que votará contra. Do PL, Carmelo Neto e Marta Gonçalves ainda não se posicionaram.

Já no União Brasil, que irá compor indicando Felipe Mota, Romeu tem acerto com Firmo Camurça e Oscar Rodrigues. Sargento Reginauro, líder do partido, ainda não se posicionou.

Na tribuna da Assembleia, Romeu afirmou que a diretriz dos líderes — o senador Cid Gomes (PSB), o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), o governador Elmano de Freitas (PT) e o atual presidente da Casa, Evandro Leitão (PT) — é de que a mesa seja eclética e plural.

"Seguindo todos os compromissos assumidos pelo deputado Fernando Santana (antigo candidato), todas as tratativas assumidas ao longo dos últimos dias com todos os colegas. Nós iremos cumpri-las 100%", garantiu.

Quando Fernando Santana (PT) era o então candidato da base estadual governista à presidência da Casa, o deputado havia garantido também espaços com a oposição para formalizar uma chapa única. São necessários ao menos dez deputados para lançar uma composição.

A reinvidicação dos deputados era justamente manter tais acordos que desses espaço para os que não estão na situação, além de colocar em pauta temas como emendas impositivas e a abertura das galerias do plenário 13 de Maio.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Assembleia Legislativa do Ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar