Lula e outros presidentes parabenizam Yamandú Orsi pela vitória no Uruguai; veja reações
Yamandú Orsi venceu Álvaro Delgado e foi eleito presidente do Uruguai com 49,3% dos votos nesse domingo, 24O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou em suas redes sociais Yamandú Orsi, que venceu a corrida presidencial nesse domingo, 24, no Uruguai: “Quero congratular o povo uruguaio pela realização de eleições democráticas e pacíficas e, em especial, o presidente eleito”.
Lula ainda continua e diz que “essa é uma vitória de toda a América Latina e do Caribe. Brasil e Uruguai seguirão trabalhando juntos no Mercosul e em outros fóruns pelo desenvolvimento justo e sustentável”.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Após contabilização, o então candidato de centro-esquerda, Yamandú Orsi, recebeu 49,3% dos votos e venceu seu opositor, o conservador Álvaro Delgado, que teve 46,4%. O resultado foi divulgado no fim da tarde desse domingo, 24, data do segundo turno das eleições no País.
O atual presidente do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou, também parabenizou Yamandú, segundo postagem, por meio de ligação para felicitá-lo e para colocar-se “às ordens” para iniciar a transição com o próximo governo quando ele “entender [que é] pertinente”.
Outras repercussões ocorreram em manifestações sobre o resultado do pleito. Deputada federal e presidenta nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann felicitou o presidente eleito pela “grande vitória da frente ampla”.
“Um grande passo para aprofundar o diálogo e a integração regional, fortalecer o Mercosul e avivar a chama das grandes transformações na nossa região”, escreveu a deputada em publicação.
Outros presidentes comentaram o resultado do pleito
Gabriel Boric, presidente do Chile, também ligou para o presidente eleito. “Falamos sobre como avançar juntos, como países irmãos, na justiça e na unidade. Do Chile, todo sucesso neste novo caminho para Yamandú e a vice-presidente, Carolina Cosse”, publicou em suas redes sociais.
Xiomara Castro, presidente de Honduras, e Claudia Sheinbaum, presidente do México, também somaram congratulações.
“Parabéns ao irmão povo uruguaio e ao presidente eleito, Yamandú Orsi, da Frente Ampla. Uma vitória clara que reafirma a tendência progressista e democrática na América Latina. Saudações ao ex-presidente José ‘Pepe’ Mujica”, compartilhou Xiomara Castro.
Já a presidente do México parabenizou e ressaltou que “a Frente Ampla volta a governar pela vontade do povo uruguaio que mais uma vez demonstra a sua vocação democrática e progressista”.
Quem é Yamandú Orsi
Nascido na cidade rural de Santa Rosa, Yamandú é professor de história e ex-governador de um dos mais importantes departamentos (uma espécie de estado) do Uruguai, o Canelones, segundo maior do País.
Na sua trajetória na política, destaca-se o cargo de secretário-geral da prefeitura de Canelones em 2005. Em 2015 tornou-se prefeito de Canelones, governado por dois mandatos consecutivos.
Em sua campanha, recebeu apoio do ex-presidente do País, José Mujica, que cumpriu mandato presidencial de 2010 a 2015. A vitória de Yamandú marca a volta da Frente Ampla, uma coalizão centro-esquerda, para o poder.