Baquit diz que não vai ocupar nenhum cargo na Mesa da Alece; pedetista pode comandar CCJ

A desistência do deputado acontece após um novo acordo que deve garantir a ele a presidência da Comissão de Constituição e Justiça da Casa

15:51 | Nov. 25, 2024

Por: Wilnan Custódio
Deputado Osmar Baquit (PDT) discursa na tribuna da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) (foto: Thais Mesquita)

O deputado Osmar Baquit (PDT) garantiu nesta segunda-feira, 25, que não irá participar da nova formação da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). A informação foi dada durante entrevista a Rádio O POVO CBN. Baquit era cotado para ocupar assumir a primeira vice-presidência da Casa, caso a candidatura de Fernando Santana (PT) fosse confirmada.

A escolha de Santana como sucessor de Evandro Leitão (PT) - que vai assumir o comando da Prefeitura de Fortaleza - quase provocou uma crise na base aliada diante da possível saída do senador Cid Gomes da base de apoio do governo Elmano de Freitas (PT). Ele reclamava de hegemonia do PT em cargos de liderança no Estado.

Ao ser perguntado sobre qual posição deve ter na nova composição, com a candidatura do deputado Romeu Aldigueri (PDT), Baquit disse que não iria mais ocupar qualquer cargo na Mesa da Casa.

LEIA TAMBÉM: Danniel Oliveira diz que seu nome está pacificado para ser 1° vice-presidente da Alece

“Não é que eu abra mão de tudo, ou que eu sou bonzinho, é eu eu penso muito no grupo, e eu sou muito grato em participar de um grupo que também me escuta. Não é pelo fato de não ter sido escolhido que eu me sinto diminuído, muito pelo contrário, a vida ela vem de oportunidades mas eu sempre creio que tudo é no tempo de Deus”, disse o deputado.

E continuou: “Eu não irei participar da Mesa Diretora da Assembleia em nenhum cargo, meu nome era cotado para primeiro vice-presidente, isso estava certo. Depois, como na Assembleia quem está no cargo atualmente não pode repetir o mesmo cargo, na mesma legislatura, o deputado Danniel Oliveira não poderia como secretário repetir ser primeiro secretário. Ele iria para a primeira vice”, explicou Baquit.

Ainda segundo o parlamentar, Aldigueri foi uma escolha pessoal do governador Elmano de Freitas. “Romeu será o candidato a presidente da base, uma escolha do governador Elmano com os líderes. O Romeu é líder do governo, a gente disputa, mas no final temos que estar unidos em prol do nosso projeto político e da Assembleia Legislativa”.

Novo cargo

De acordo com o deputado, ela terá uma nova missão na composição da nova administração da Alece. “Diante do acordo, ouvindo a base, ouvindo todo mundo, eu não sou problema para nada, todos sabem disso, e eu abri mão de ir pra Mesa para uma outra missão na Assembleia”, destacou o deputado.

Questionado sobre qual missão teria na nova gestão da Assembleia, Baquit disse que foi convidado a assumir a presidência da Comissão de Constituição e Justiça do parlamento estadual.

“Eu fui convidado pelo deputado Romeu (Aldigueri) e alguns parlamentares para presidir a Comissão de Constituição e Justiça da Casa, que é a mais importante, todas as matérias passam por lá. Nesse caso, o convite foi feito e deverá ser a nova missão. Mas se não for possível, não tem problema”, respondeu.