Eleições OAB 2024: veja quem foi eleito em cada estado

As votações começaram no último domingo, 17, e seguem até o dia 30 deste mês. Confira estados que já definiriam suas diretorias e quais ainda faltam

12:01 | Nov. 21, 2024

Por: Évila Silveira
Veja a seguir quais locais já elegeram suas diretorias e quais ainda faltam (foto: FERNANDA BARROS)

A Ordem dos Advogados do Brasil secção São Paulo (OAB-SP) realiza pela primeira vez uma eleição completamente online nesta quinta-feira, 21. O pleito ocorre em todos os estados a cada três anos e 16 deles, além do Distrito Federal, já definiram suas novas diretorias para o triênio 2025-2027.

As votações da OAB em 2024 começaram no último domingo, 17 de novembro, e seguem até o dia 30 deste mês. Todos os advogados associados devem participar.

Dez estados ainda passarão pelo processo que define os novos mandatos das seccionais da Ordem dos Advogados no País. Veja a seguir quais locais já elegeram suas diretorias e quais ainda faltam.

Eleições OAB 2024: Christiane Leitão é eleita no Ceará

A chapa "Pela OAB, por você", venceu a eleição para a diretoria da OAB-CE na terça-feira, 19. Christiane Leitão foi eleita presidente da OAB-CE, derrotando Fábio Timbó, da chapa “Reconecta OAB”.

Christiane teve 72,02% dos votos, contra 23,78% de Timbó. Participaram da eleição 15 mil votantes, um comparecimento de 68%. Votos em branco foram 2,18% e nulos, 2,02%.

LEIA MAIS | Elmano e Evandro parabenizam Christiane Leitão por vitória na eleição para presidente da OAB-CE

Eleições OAB 2024: quais estados já elegeram suas diretorias?

Além do Ceará, o Distrito Federal e outros estados já passaram pela escolha dos novos representantes. Grande parte deles foram reeleitos, confira:

Distrito Federal

Paulo Maurício Braz, conhecido como Poli, recebeu 41,37% do total dos votos de eleitores. A advogada Roberta Batista de Queiroz será a sua vice-presidente. A chapa "OAB para Todos" recebeu apoio do presidente em exercício da seccional do Distrito Federal, Délio Lins e Silva Júnior.

Alagoas

Vagner Paes, o atual presidente da OAB-AL, foi reeleito com 5.956 votos, o que representa 69,15% do eleitorado apto. Cláudia Medeiros foi nomeada vice-presidente, pela coligação "OAB Mais Arretada".

Amapá

Israel Graça recebeu 1.317 votos, representando 57,46% dos votantes, para liderar a seccional do Amapá pelos próximos três anos. Cristina Rocha será a vice-presidente. Eles integravam a chapa "OAB para Todos".

Amazonas

Jean Cleuter foi reeleito presidente da OAB-AM. Ele obteve mais de 3 mil votos e Denize Aufiero será sua vice-presidente.

Bahia

A atual presidente da seccional baiana da OAB foi reeleita. Daniela Borges foi reconduzida ao cargo com 54% dos votos válidos, pela coligação "União pela Advocacia". Hermes Hilarião será o novo vice-presidente da ordem.

Goiás

Rafael Lara Martins também foi reeleito como presidente da seccional goiana da OAB. Ele conquistou 80,31% dos votos válidos. Ele forma a chapa "Compromisso contínuo" juntamente com seu vice, Thales José Jayme.

Maranhão

No Maranhão, Kaio Saraiva foi reeleito com 8.766 votos, representando 71,66% do eleitorado apto. A coligação "Conquistas que Prosseguem em Frente" tem Tatiana Pereira Costa como vice-presidente.

Mato Grosso

Gisela Alves Cardoso, a atual presidente da seccional de Mato Grosso, foi reeleita com 4.813 votos, o que representa 35,39% dos votos válidos. Giovane Santin é o vice-presidente. Ambos integravam a chapa "OAB segue em frente".

Minas Gerais

Gustavo Chalfun, candidato da coligação "No Caminho Certo", recebeu 61,15% dos votos válidos. Núbia Elizabete de Jesus Paula foi eleita vice-presidente. A candidatura foi apoiada pelo atual presidente da OAB em Minas, Sérgio Leonardo.

Pará

A chapa liderada por Sávio Barreto Lacerda Lima venceu a eleição para a seccional do Pará, com 4.673 votos válidos, representando 53,17% do eleitorado. Brenda Araújo Di Iorio Braga será a vice-presidente pelos próximos três anos.

Paraíba

Harrison Targino, candidato da chapa 11, foi reeleito presidente da OAB-PB para o triênio de 2025 a 2027. Ele conquistou 50,32% dos votos válidos, totalizando 4.704 votos. Janny Milanês será a sua vice-presidente.

Pernambuco

Ingrid Zanella, a líder da chapa "Renovação Experiente", foi eleita com 11.411 votos válidos, representando 49,91% do eleitorado elegível. Seu companheiro de chapa será Schamkypoulos Bezerra.

Rondônia

Márcio Melo Nogueira foi reconduzido ao cargo de presidente da OAB-RO com 3.716 votos, representando 55% dos votos válidos. A chapa vencedora, "Juntos Avançamos", tem Vanessa Michele Esber como vice-presidente.

Roraima

A chapa "OAB de Coração", liderada pelo presidente em exercício Ednaldo Vidal, foi escolhida com 53,5% dos votos válidos, o que corresponde a 778 votantes. Agora, ele inicia seu terceiro mandato seguido à frente da ordem, juntamente com a vice-presidente, Natália Leitão.

Sergipe

A chapa "Conexão Nova OAB" de Danniel Alves Costa, o atual presidente da OAB-SE, obteve 54,82% dos votos e venceu o pleito. A votação contou com um total de 7.865 votos. A advogada Maria Edênia Passos Mendonça será a vice-presidente.

Tocantins

Gedeon Pitaluga obteve 2.466 votos, o que representa 56,85% do total válido da região e foi reeleito em Tocantins. Juntamente com ele, a vice-presidente eleita foi Larissa Carlos Rosenda.

Clique aqui para entrar no canal do O POVO do WhatsApp e receber as últimas notícias da política do Ceará e no Brasil

Eleições OAB 2024: quais estados ainda terão eleições?

Outros estados devem votar nas lideranças estaduais até o dia 30 de novembro. Veja quando:

Quinta-feira, 21 de novembro

  • São Paulo

Sexta-feira, 22 de novembro

  • Acre
  • Espírito Santo
  • Mato Grosso do Sul
  • Paraná
  • Rio Grande do Sul
  • Santa Catarina

Segunda-feira, 25 de novembro

  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Norte

Sábado, 30 de novembro

  • Piauí