Evandro, Gabriella e Sarto se reúnem e iniciam transição em Fortaleza
Os trabalhos começam na manhã desta terça. Equipes se reúnem nesta tardeO prefeito José Sarto (PDT) recebe na manhã desta terça-feira, 12, o prefeito eleito Evandro Leitão (PT) e a vice-prefeita eleita Gabriella Aguiar (PSD) para dar início aos trabalhos da transição em Fortaleza.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Participa também o secretário de governo Renato Lima, que coordena a transição da parte da Prefeitura. Da equipe de Evandro, a coordenação cabe a Gabriella. O encontro ocorre no Paço Municipal, no Palácio do Bispo, por trás da Catedral Metropolitana, no Centro da Capital.
Sarto chegou pouco antes de 9 horas. Evandro e Gabriella chegaram às 9h07min. O prefeito eleito dirigia o carro.
O encontro foi rápido, de menos de meia hora. As duas equipes de transição terão a primeira reunião hoje à tarde.
Sarto e a transição
"Essa reunião segue o arcabouço jurídico que determina a transição entre governos. Tanto a lei que criou a comissão de transição como o decreto legislativo, bem como uma instrução normativa do TCE (Tribunal de Contas do Estado) que estabecele inclusive prazos para a transição", disse o prefeito Sarto, em entrevista coletiva após o encontro, ao lado do Evandro, Gabriella e de Renato Lima.
Sarto ainda falou sobre o tempo que levou para a transição começar. "Nestes prazos, só para deixar registrado, o TCE estabelece que até o dia 18 deste mês, dever-se-ia começar a transição. A bem da verdade, nós começamos no dia 30, com o telefonema do prefeito eleito para mim, para falarmos sobre a formação da equipe de transição. Combinamos por telefone. Uma semana após isso, o prefeito enviou os nomes que compõem a equipe de transição. Depois desse envio da equipe do governo eleito, nós estabelecemos a nossa equipe e, seguindo a instrução normativa do TCE, definimos essa primeira reunião para alinhamento".
O prefeito acrescentou que a reunião não ocorreu ainda na semana passada porque ele viajou a Brasília. "Essa reunião só aconteceu hoje porque sexta-feira eu tive de ir a Brasília a convite de duas instituições financeiras, para tratar de ações que estão em curso da Prefeitura, que eu atualizei tanto o prefeito Evandro Leitão como a vice-prefeita. Eu tive uma reunião sexta à noite em Brasília e ontem pela manhã, mas ontem à tarde eu já estava de volta, tive uma reunião e fui informado que o horário foi escolhido pelo prefeito eleito e pela vice-prefeita e coordenadora. Após a nossa reunião, a equipe do prefeito eleito Evandro Leitão pediu para que a primeira reunião das duas equipes fosse hoje, às 14h30min, que irá acontecer na Academia do Professor".
Evandro e a transição
Evandro salientou atenção particular da transição às ações de infraestrutura, situação financeira e fiscal da Prefeitura. "Essa reunião irá startar diagnósticos, levantamentos, dados de todas as pastas da Prefeitura de Fortaleza, no sentido de que, quando nós assumirmos, a partir de 1º de janeiro de 2025, a gente tenha uma radiografia, diagnóstico sobre a situação de obras, toda a questão de infraestrutura, mas, para além da infraestrutura, a questão fiscal, financeira da Prefeitura", disse o prefeito eleito.
"Para isso, é importante que a gente possa quanto antes, também por isso o motivo do nosso pedido para que pudéssemos iniciar já hoje com as equipes, sentarem e iniciarem os trabalhos, para que a gente possa o quanto hoje ter toda essa radiografia", acrescentou.
Gabriella coordena trabalhos
A vice Gabriella Aguiar, que coordena a transição pela equipe de Evandro, afirmou que a atuação será "bem técnica", a fim de qualificar a equipe até o dia 1º de janeiro de 2025, quando o prefeito eleito assume.
“Vamos discutir hoje os relatórios financeiros, relatórios orçamentários, convênios, contratos. E a gente vai iniciar também o cronograma das câmaras técnicas de cada secretaria”, disse a vice-prefeita eleita.
O secretário de Governo Renato Lima, coordenador pelo lado de Sarto, reforçou a fala de Gabriella Aguiar e apontou a importância do alinhamento das equipes “em prol da cidade de Fortaleza”.
Veja quem faz parte das equipes de transição:
Equipe de Evandro
- Gabriella Aguiar (PSD), coordenadora, deputada estadual, vice-prefeita eleita e filha do ex-deputado Domingos Filho (PSD)
- Júnior Castro, prefeito de Chorozinho e presidente da Aprece
- Hélio Leitão, ex-presidente da OAB-CE, ex-secretário da Justiça do Estadoe hoje conselheiro federal da OAB eassessor jurídico e de relações institucionais da presidência da Assembleia Legislativa
- Luís Sérgio Menezes da Costa, diretor do Departamento de Finanças, Orçamento e Contabilidade da Assembleia Legislativa
- Osvaldo José Rebouças, auditor fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), professor de Direito Tributário
- Guilherme Sampaio, presidente do PT em Fortaleza, deputado estadual em exercício e vereador licenciado de Fortaleza. Foi secretário da Cultura do Estado na gestão Camilo Santana (PT)
- Laila Freitas e Silva, coordenadora de Comunicação Legislativa da Assembleia
Equipe de Sarto
- Renato Lima, secretário municipal de Governo
- Manuela Nogueira, coordenadora Especial de Programas Integrados
- Juliana Oliveira, controladora e ouvidora Geral do Município
- Samuel Dias, secretário municipal da Infraestrutura
- Flávia Teixeira, secretária municipal das Finanças
- Mário Fracalossi Júnior, secretário municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão
- Fernando Oliveira, procurador Geral do Município.
Atualizada às 11h06min
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente