Baquit diz que não foi chamado para falar da presidência da Assembleia e está "surdo, cego e mudo"
O deputado estadual é um dos cotados para a sucessão de Evandro, mas declarou que espera Elmano conversar com a base, e então dará sua opiniãoA base estadual do governador Elmano de Freitas (PT), ou parte dela, escolheu Fernando Santana (PT) como candidato à presidência da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) para o próximo biênio 2025/26. Osmar Baquit (PDT), um dos cotados para o posto, afirmou nesta terça-feira, 12, que não foi chamado para as tratativas.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Ainda segundo o parlamentar, a definição será feita pelos principais líderes do grupo e ele irá acatar seja qual for a decisão de Elmano para ocupar o posto que hoje é de Evandro Leitão (PT), prefeito eleito de Fortaleza.
"Na realidade eu não fui ainda convidado para falar sobre isso (presidência da Assembleia). Isso é uma decisão que cabe aos nossos líderes maiores. Se não me engano em um comentário do governador ele disse que iria ouvir a base para decidir", disse Baquit, atual 2° vice-presidente da Casa e deputado em sétimo mandato.
Leia mais
A fala dele é em referência a declaração de mais cedo do governador em que afirmou que Fernando deverá ter apoio "significativo" da base e é algo ainda para se dialogar, embora já tenha encaminhamento.
"Então, deixa ele ouvir a base. Quando ele ouvir a base, não posso dizer nada. Eu sou um liderado do governador e desse grupo. Então é o governador é quem vai, pelo o que eu tô entendendo, abrir uma conversa com a base, mas a gente vai acatar sempre o que o governador disser", declarou Osmar.
Osmar Baquit: "Estou surdo, cego e mudo"
Questionado se tem prazo para se reunir com Elmano, Baquit afirmou que ainda não foi consultado e está "surdo, cego e mudo", e a partir do momento em que a base for ouvida, ele dará sua opinião sobre a sucessão da Casa Legislativa cearense.
"(Tem prazo?) Não sei, eu tô igual aquele surdo, cego e mudo. Não fui consultado ainda, não fui nada. Apenas o que o governador está estabelecendo aí é uma conversa com a base. Quando a base for chamada, e eu sou da base, aí eu darei a minha opinião", declarou.
Perguntado se ainda mantém o seu nome para ser o próximo presidente da Assembleia, Osmar Baquit disse em tom descontraído, "eu não vou dar essa opinião".