Equipe de transição de Sarto: conheça os escolhidos pelo prefeito de Fortaleza

São 14 representantes, ao todo, de Sarto e Evandro, que trabalharão na transição de governo entre as gestões; processo começa após impasse entre as partes

14:55 | Nov. 08, 2024

Por: Rogeslane Nunes
Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), divulga nomes da sua equipe de transição (foto: AURÉLIO ALVES)

Após impasses para divulgar as equipes de transição do prefeito José Sarto (PDT) e do prefeito eleito Evandro Leitão (PT), o pedetista publicou decreto, na noite dessa quinta-feira, 7, informando os nomes escolhidos como seus representantes nesse processo.

Ao todo, 14 representantes, somando ambos os lados, trabalharão na Comissão de Transição da administração da Capital. A coordenação da equipe escolhida por Sarto está a cargo de Renato César, secretário municipal do Governo.

Renato é ex-assessor jurídico da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e membro conselheiro estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Na Prefeitura de Fortaleza, ocupou os cargos de coordenador especial de Articulação das Secretarias Regionais, entre 2017 e 2020, e Secretário Municipal da Gestão Regional em 2020. Desde 2021 ocupa a função de secretário municipal de Governo.

Também integrante do time de transição do prefeito em exercício, Ana Manuela Nogueira, coordenadora Especial de Programas Integrados e ex-secretária municipal da Infraestrutura na gestão do ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT).

Dos indicados por Sarto, faz parte Juliana Guimarães, controladora e ouvidora Geral do Município. Também integra a equipe o secretário municipal da Infraestrutura, Samuel Dias. Ele está como titular da pasta desde a gestão Roberto Cláudio.

A secretária municipal das Finanças, Flávia Roberta, compõe o time escolhido. Flávia faz parte da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), mas atualmente está cedida para a secretaria da Prefeitura.

Mário Fracalossi Júnior, secretário Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão desde o começo da gestão do prefeito Sarto, teve também passagem pelo Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor) entre 2015 e 2020.

O procurador Geral do Município, Fernando de Oliveira, participará da transição entre as gestões. Fernando, em sua trajetória, foi secretário-chefe da vice governadoria do Estado e desde o início da gestão do prefeito, é titular da procuradoria.

Indicados pelo prefeito José Sarto:

  • Renato César Pereira Lima, secretário municipal de Governo;
  • Ana Manuela Marinho Nogueira, coordenadora Especial de Programas Integrados;
  • Juliana Guimarães de Oliveira, controladora e ouvidora Geral do Município;
  • Samuel Antônio Silva Dias, secretário municipal da Infraestrutura;
  • Flávia Roberta Bruno Teixeira, secretária municipal das Finanças;
  • Mário Fracalossi Júnior, secretário municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão;
  • Fernando Antônio Costa de Oliveira, procurador Geral do Município.

Equipe de Evandro Leitão

O prefeito eleito, Evandro Leitão (PT) anunciou suas indicações para auxiliar na transição da gestão municipal também nessa quinta-feira, 7. A coordenação de sua equipe está a cargo da vice-prefeita eleita, Gabriella Aguiar (PSD). O petista havia antecipado ao O POVO que desejava a participação dela nesse processo.

Em publicação nas redes sociais no mesmo dia, Evandro informou que enviou o ofício com os nomes escolhidos ao prefeito Sarto. No dia anterior, na quarta-feira, 6, o prefeito em exercício disse que publicaria o decreto de transição quando o petista informasse as pessoas indicadas e que já tinha selecionado os seus representantes. O impasse entre quem divulgaria a lista primeiro atrasou o procedimento em Fortaleza.

Confira os indicados por Evandro Leitão:

  • Gabriella Pequeno Costa Gomes de Aguiar (PSD), coordenadora, deputada estadual, vice-prefeita eleita e filha do ex-deputado Domingos Filho (PSD)
  • Francisco de Castro Menezes Júnior, o Júnior Castro, prefeito de Chorozinho e presidente da Aprece
  • Hélio das Chagas Leitão Neto, o Hélio Leitão, ex-presidente da OAB-CE, ex-secretário da Justiça do Estado e hoje conselheiro federal da OAB e assessor jurídico e de relações institucionais da presidência da Assembleia Legislativa
  • Luís Sérgio Menezes da Costa, diretor do Departamento de Finanças, Orçamento e Contabilidade da Assembleia Legislativa
  • Osvaldo José Rebouças, auditor fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), professor de Direito Tributário
  • Guilherme de Figueiredo Sampaio, presidente do PT em Fortaleza, deputado estadual em exercício e vereador licenciado de Fortaleza. Foi secretário da Cultura do Estado na gestão Camilo Santana (PT)
  • Laila Freitas e Silva, coordenadora de Comunicação Legislativa da Assembleia