Equipe de transição: quem são os escolhidos de Evandro Leitão

O prefeito eleito foi buscar entre políticos aliados, na Assembleia Legislativa e na Sefaz, onde é servidor, os quadros para compor a equipe de transição

A política, a equipe da presidência da Assembleia Legislativa e a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) são a espinha dorsal da equipe de transição indicada pelo prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT). Os perfis mesclam especialidades em finanças públicas, jurídicas e trâmites burocráticos, além da política. Há personagens com experiência em administração pública municipal e estadual.

LEIA TAMBÉM | Sarto define equipe, envia decreto e transição em Fortaleza vai começar; veja nomes

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A vice

Da política vem a coordenadora dos trabalhos: Gabriella Aguiar (PSD), coordenadora, deputada estadual, vice-prefeita eleita e filha do ex-deputado estadual, ex-vice-governador e ex-presidente da Assembleia Legislativa, Domingos Filho (PSD), e da prefeita reeleita de Tauá, Patrícia Aguiar (PSD). Evandro havia antecipado ao O POVO, em entrevista às Páginas Azuis, que Gabriella estaria na transição.

Ao escolhê-la, o prefeito repete o que fez o presidente Luiz Inácio Lula da  Silva (PT), em 2022, ao indicar o vice-presidente eleito na época, Geraldo Alckmin (PSB), para coordenar a transição. Gabriella é médica geriatra e professora universitária. Atua na área da saúde, considerada uma das mais críticas na gestão municipal, conforme pesquisas.

Presidente do PT

Outro nome da política é Guilherme Sampaio. Presidente do PT em Fortaleza, deputado estadual em exercício e vereador licenciado de Fortaleza, ele foi secretário da Cultura do Estado em 2015, primeiro ano da gestão Camilo Santana (PT). Está no fim do quinto mandato de vereador e não concorreu à reeleição. Foi pré-candidato a prefeito e disputou a indicação do PT, mas, após Evandro conquistar apoio da maioria dos delegados, Guilherme não submeteu a própria candidatura a votação no encontro do partido, para apoiar o presidente da Assembleia.

Tem atuação política voltada para a área de educação, outra das prioridades da Prefeitura. É sócio e dirigente da escola Casa da Tia Léa. 

Líder entre os prefeitos

Outro dos nomes (mais) políticos é Júnior Castro. É hoje um dos políticos mais influentes no Ceará, sobretudo a partir de 2022, quando o então governador Camilo Santana (PT) assumiu o comando político do grupo governista no Ceará. É prefeito de Chorozinho, distante 69 quilômetros de Fortaleza, e atualmente está no fim do segundo mandato. Este ano elegeu a sucessora, Célia Marinho (Republicanos).

Foi eleito em 2016 pelo PSD de Domingos Filho, reelegeu-se em 2020 pelo PDT, na época de Cid Gomes, e atualmente é filiado ao PT. Na eleição de 2022, foi figura determinante para a eleição do governador Elmano de Freitas (PT). Abriu a debandada de prefeitos que deixaram o PDT, que tinha Roberto Cláudio como candidato a governador, para apoiar o petista. Castro esteve na linha de frente da articulação com os prefeitos. 

Ele é presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece). 

O advogado

Hélio Leitão é um dos advogados mais requisitados do Ceará, e também um dos mais influentes na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). É casado com Christiane Leitão, que está em plana campanha para presidente da OAB Ceará. Cargo que o próprio Hélio já ocupou. Ele foi ainda secretário da Justiça e Cidadania do Estado na época em que Cid Gomes (PSB) era governador. É atualmente conselheiro federal da OAB.

Hélio Leitão puxa o bloco da Assembleia Legislativa na equipe de transição. Ele é atualmente assessor jurídico e de relações institucionais da presidência da Casa. Quando Evandro foi eleito pela primeira vez para o comando da mesa diretora, Hélio chegou a ser procurador-geral da Assembleia.

Finanças

Para a parte das contas públicas, Evandro também recorreu à equipe que já trabalha com ele na Assembleia. Luís Sérgio Menezes da Costa tem formação em administração com especialidade em gestão financeira. É diretor do Departamento de Finanças, Orçamento e Contabilidade da Casa.

Comunicação legislativa

Única mulher a integrar a equipe de transição além da coordenaora, Laila Freitas e Silva é coordenadora de Comunicação Legislativa da Assembleia. Não trabalha com comunicação de massa, com o público. Faz o controle dos trâmites de envio e recebimento de ofícios, correspondências e documentos oficiais em geral. O departamento é ainda responsável por dar andamento aos processos legislativos. Quando requerimentos parlamentares são aprovados na Casa, é o setor que providencia o encaminhamento aos destinatários.

Tributação

Completa a equipe de transição Osvaldo José Rebouças. Ele é auditor fiscal aposentado da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), órgão no qual Evandro também é servidor. É professor de direito tributário e membro do conselho curador da Fundação Sintaf de Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, Científico e Cultural, do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf). 

Início da transição

A equipe de transição de Evandro Leitão foi anunciada nesta quinta-feira, 8, quando há se passaram 11 dias desde o segundo turno da eleição.

O ofício formalizando a indicação foi encaminhado ao prefeito José Sarto (PDT), conforme publicou Evandro nas redes sociais.

Na véspera, Sarto havia dito que já tinha definido quem seriam os representantes da atual gestão na transição e aguardava o prefeito eleito enviar os indicados dele para publicaçao do decreto. Na Região Metropolitana de Fortaleza, a transição em Fortaleza era uma das mais atrasadas.

Confira a equipe de transição de Evandro Leitão:

Núcleo político

  • Gabriella Pequeno Costa Gomes de Aguiar (PSD), coordenadora, deputada estadual, vice-prefeita eleita e filha do ex-deputado Domingos Filho (PSD) e da prefeita reeleita de Tauá, Patrícia Aguiar
  • Francisco de Castro Menezes Júnior, conhecido como Júnior Castro (PT), prefeito de Chorozinho e presidente da Aprece
  • Guilherme de Figueiredo Sampaio, presidente do PT em Fortaleza, deputado estadual em exercício e vereador licenciado de Fortaleza. Foi secretário da Cultura do Estado na gestão Camilo Santana (PT)

Núcleo da Assembleia Legislativa

  • Hélio das Chagas Leitão Neto, ex-presidente da OAB-CE, ex-secretário da Justiça e Cidadania do Estado e hoje conselheiro federal da OAB e assessor jurídico e de relações institucionais da presidência da Assembleia Legislativa
  • Luís Sérgio Menezes da Costa, diretor do Departamento de Finanças, Orçamento e Contabilidade da Assembleia Legislativa
  • Laila Freitas e Silva, coordenadora de Comunicação Legislativa da Assembleia

Da Sefaz

  • Osvaldo José Rebouças, auditor fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), professor de Direito Tributário.

Prováveis secretários

O prefeito eleito Evandro Leitão já sinalizou que a escolha da equipe de transição pode ser um indicativo de que dali possam sair futuros secretários. Em pelo menos um dos casos, a coordenadora Gabriella Aguiar, ele já confirmou ao O POVO que deseja que ela ocupe uma secretaria.

Sobre os demais indicados, só agora conhecidos, Evandro reconhecia haver a expectativa de que eles viessem a ter funções na gestão.

"Na hora que a gente anuncia a equipe de transição, já se cria expectativa de que essa equipe de transição seja secretário do Município e eu não quero adiantar para não criar nenhuma expectativa", afirmou nas Páginas Azuis.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Evandro Leitao PT Jose Sarto Prefeitura de Fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar