Sarto define equipe, envia decreto e transição em Fortaleza vai começar; veja nomes

O prefeito afirmou que tem o compromisso de promover uma transição tranquila

16:23 | Nov. 07, 2024

Por: Júlia Duarte
José Sarto não se reeleger e irá passar a gestão para Evandro Leitão, prefeito eleito (foto: FERNANDA BARROS)

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), enviou nesta quinta-feira, 7, para publicação o decreto que formaliza a transição de governo para Evandro Leitão (PT). O pedetista também indicou quem irá representar a gestão atual na mesa de transição. Os escolhidos pelo prefeito haviam sido antecipados pelo jornalista Carlos Mazza, na coluna Vertical.

Os escolhidos de Sarto são:

  • Secretário de Governo, Renato Lima (coordenador)
  • Secretário da Infraestrutura, Samuel Dias
  • Procurador-geral do Município, Fernando Oliveira
  • Secretária-chefe da Controladoria Geral do Município, Juliana Guimarães
  • Coordenadora especial de programas integrados, Manuela Nogueira
  • Secretária de Finanças, Flávia Teixeira
  • Secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão, Mario Fracalossi.

"Reitero meu compromisso de promover uma transição tranquila, observando o regramento definido pelo Tribunal de Contas, para que o novo governo tenha informações detalhadas de toda a estrutura administrativa e para que os serviços públicos sigam em pleno funcionamento", afirmou.

Na manhã desta quinta, Evandro Leitão informou quem irá compor a transição pelo lado do prefeito eleito. Veja quem foram os indicados do petista.

À frente estará a vice-prefeita eleita e deputada estadual Gabriella Aguiar (PSD). Outro integrante é Júnior Castro (PT), prefeito de Chorozinho e presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece).

Foi indicado ainda o advogado Hélio Leitão, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE), ex-secretário da Justiça do Estado no governo Cid Gomes (PSB) e hoje conselheiro federal da OAB e assessor jurídico e de relações institucionais da presidência da Assembleia Legislativa.

Também está na equipe o presidente do PT em Fortaleza, deputado estadual em exercício Guilherme Sampaio.Colega de Evandro na Secretaria da Fazenda, o auditor fiscal aposentadoOsvaldo José Rebouças, professor de Direito, também está na transição.

Da equipe com quem trabalha na Assembleia Legislativa, Evandro levouLuís Sérgio Menezes da Costa, diretor do Departamento de Finanças, Orçamento e Contabilidade, eLaila Freitas e Silva, coordenadora de Comunicação Legislativa.

Transição estava em impasse

Enquanto outros municípios avançavam na transição, Fortaleza não tinha iniciado o processo. Evandro havia afirmado que ia divulgar os nomes, mas aguardava a publicação do decreto de transição por parte de Sarto. Enquanto isso, o prefeito afirmava que esperava a indicação do prefeito eleito. 

A transição de governo é considerada formalizada quando o município publica normas que regem a passagem de informações e responsabilidades da gestão atual para a nova equipe eleita.

São eles: decreto de transição, a portaria de nomeação da comissão de transição e o ofício do candidato eleito indicando membros da transição. Já a transição em andamento é quando ocorre a primeira reunião da comissão de transição.

Em Fortaleza, nenhum dos passos tinha sido tomado, enquanto, em Cascavel, o prefeito Tiago Lutiane (PT) já tinha publicado decreto de transição. Lá, são aguardados os indicados por Ana Afif Queiroz (PP), prefeita eleita.