Eleito em Orós renunciará para ser deputado e deixará a mãe como prefeita

Com a renúncia da Prefeitura de Orós por Simão Pedro, o cargo será ocupado por sua mãe, vice-prefeita eleita

O prefeito eleito de Orós, a 342,42 km de Fortaleza, Simão Pedro (PSD), renunciará ao cargo no dia em que tomar posse, no próximo 1° de janeiro. No lugar, ele deixará a própria mãe, Tereza Cristina (PSB), que foi eleita vice-prefeita do município. O plano é ocupar o cargo de deputado estadual, do qual é suplente e que pertence atualmente à vice-prefeita eleita da capital cearense, Gabriella Aguiar (PSD).

“Tenho que optar por um dos cargos, vou optar pelo de deputado efetivo”, respondeu Simão Pedro, que já ocupou o cargo de chefe do Executivo municipal na cidade em dois mandatos consecutivos, de 2013 a 2016 e de 2017 a 2020.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A ideia de passar para o cargo de deputado já estava sendo articulada. “Estrategicamente, estudando o futuro, a gente resolveu no grupo colocar a ex-prefeita, que foi umas das melhores prefeitas da história de Óros, Tereza Cristina, que por coincidência também é minha mãe, como vice na chapa, já prevendo essa questão”, disse Simão Pedro.

“É uma pessoa minha”, disse o pessedista sobre a mãe dele, que ao cumprir essa estratégia, vai assumir o cargo de gestora de Orós. “Então, o município ganha com isso, a região ganha com isso”, complementou.

Simão Pedro venceu a disputa para a Prefeitura da cidade. O então candidato, acompanhado de Tereza Cristina, sua vice, recebeu 8.287 votos, o equivalente a 58,41% dos votos válidos.

Tereza ocupou a função de prefeita de Orós entre 1993 e 1996. Aos 73 anos, a ex-prefeita pode retornar em 2025 para um eventual segundo mandato como chefe do Executivo do município.

Gabriella Aguiar é segunda vice-prefeita na história de Fortaleza

A vice-prefeita eleita de Fortaleza, Gabriella Aguiar (PSD), será a segunda mulher a ocupar o cargo na história da capital cearense. A pessedista foi eleita deputada estadual em 2022, primeira vez que participou de uma eleição para função eletiva, com mais de 83 mil votos.

Com trajetória na Prefeitura de Fortaleza perto de iniciar, no dia 1° de janeiro de 2025, Gabriella passará seu cargo atual para Simão Pedro.

De família tradicional na política, a deputada é filha do ex-vice-governador do Ceará, Domingos Filho (PSD), e da prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar (PSD). Também é irmã do deputado federal Domingos Neto (PSD).

Com informações do repórter Guilherme Gonsalves

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar