Bolsonaro: "Que a vitória de Trump inspire o Brasil a seguir o mesmo caminho"

Em publicação no X (ex-Twitter), o ex-presidente celebra a eleição do republicano e afirma "que a vitória de Trump inspire o Brasil a seguir o mesmo caminho"

Líderes e representantes da direita ao redor do mundo parabenizaram o republicano Donald Trump por sua vitória nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. No Brasil, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) celebrou o resultado e afirmou que “este triunfo é histórico, um marco que reacende a chama da liberdade, da soberania e da autêntica democracia". E disse esperar que o Brasil "siga o mesmo caminho" dos EUA. 

Trump proclamou a vitória em um discurso - ao lado de seu vice, D. J. Vance, de outros integrantes da sua campanha e de sua família - no momento em que a apuração dos votos indicavam ampla vantagem do republicano.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A confirmação do resultado ocorreu após o republicano acumular 276 votos dos delegados, projeção de sua eleição no Estado de Wisconsin, pouco mais do que os 270 necessários para ser eleito.

Logo depois da declaração de vitória do republicano, Bolsonaro (PL) publicou um texto no X (ex-Twitter) parabenizando Trump: “Parabéns, meu amigo, por esta vitória épica que marca não apenas seu retorno à Casa Branca, mas também o triunfo da vontade popular sobre os desígnios arrogantes de alguns poucos que desprezam nossos valores, nossas crenças e nossas tradições”.

Bolsonaro afirma que o republicano retorna à presidência na Casa Branca “para restaurar a grandeza de sua nação, proteger os interesses de seu povo e trabalhar por um mundo mais livre e com mais paz e tranquilidade".

Ele celebra o resultado e diz que a eleição representa a consolidação da direita no mundo ao dizer: “Esta vitória encontrará eco em todos os cantos do mundo, impulsionando não apenas os Estados Unidos, mas também o fortalecimento da direita e dos conservadores em muitos outros países”.

Em aparente referência a si mesmo, Bolsonaro deseja “que a vitória de Trump inspire o Brasil a seguir o mesmo caminho”.

“Que nossa nação retome o seu destino de grandeza, para que seu povo volte a se orgulhar de sua história e de seus valores, sem a mácula da censura e do abuso de autoridade, com liberdade e segurança para todos”, acrescenta.

No texto, o ex-presidente brasileiro faz muitos elogios a Trump ao chamá-lo de “um verdadeiro guerreiro”, e “um homem que, mesmo após enfrentar um processo eleitoral brutal em 2020 e uma injustificável perseguição judicial, ergueu-se novamente, como poucos na história foram capazes de fazer”.

“Talvez em breve Deus também nos conceda a chance de concluir nossa missão com dignidade e nos devolva tudo o que foi tirado de nós. Talvez tenhamos uma nova oportunidade de restaurar o Brasil como uma terra de liberdade, onde o povo é senhor de seu próprio destino. Até lá, seguiremos firmes, de pé, cada um de nós, pelo sonho de um Brasil forte, livre e fiel aos seus valores mais elevados”, completa

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar