Sucessão em Fortaleza: Evandro indicará equipe de transição nesta quarta

O prefeito eleito de Fortaleza comunicou que aguarda a publicação do decreto de transição para realizar a indicação dos nomes da equipe ainda nesta quarta, 6

13:39 | Nov. 06, 2024

Por: Alice Barbosa
Evandro Leitão informa indicação dos membros da equipe de transição durante reinauguração do plenário da Assembleia legislativa. (foto: FÁBIO LIMA)

O prefeito eleito Evandro Leitão (PT) informou que indicará os nomes da equipe de transição nesta quarta-feira, 6, mas que espera pela publicação do decreto de transição pelo atual prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT). Mais de uma semana após o resultado das eleições, o pedetista ainda não deu encaminhamento ao processo

"Iremos estar apresentando hoje os nomes para a nossa equipe de transição para iniciarmos após o atual prefeito publicar o decreto para que possa fazer todo o diagnóstico da Prefeitura de Fortaleza e a partir de 1° de janeiro de 2025 a gente estar assumindo", afirmou em entrevista coletiva na entrega do Plenário 13 de Maio após a reforma

A transição de governo municipal é regulamentada por meio de resolução do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE). O órgão orienta que a transição de Fortaleza entre em andamento até a próxima sexta, 8.

A equipe de transição — constituída por integrantes da atual gestão da prefeitura e por membros nomeados pelo prefeito eleito - é responsável pelo processo que envolve a passagem de informações e responsabilidades da atual administração para a nova equipe eleita, com a finalidade de garantir a continuidade dos serviços públicos.

Evandro presidirá a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) até o dia 31 de dezembro. Em seguida, ele deve renunciar ao cargo de deputado estadual para tomar posse como prefeito de Fortaleza, em janeiro de 2024. Ele avalia o próprio mandato de deputado estadual como “exitoso”.

“Nesses 10 anos de mandato, eu me dediquei ao máximo para dar respostas efetivas para a população. E as respostas efetivas à população são as políticas públicas chegarem aqueles que mais precisam”, afirmou Evandro durante a reinauguração do Plenário 13 de Maio, na manhã desta quarta-feira, 6.

Etapas da transição:

  1. Instalar equipe de transição 
  2. Preparar relatórios 
  3. Disponibilizar informações 
  4. Publicar os documentos para encerrar a transição