Fernando Santana, cunhado de Onélia, diz que "nunca ouviu" falar de indicação ao TCE
De acordo com o deputado, tal assunto é especulação. O petista disse não saber se assunto foi tratado no âmbito do Governo Estadual ou da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece)
16:02 | Nov. 06, 2024
O deputado estadual Fernando Santana (PT) afirmou nesta quarta-feira, 6, que nunca chegou a ouvir sobre a possibilidade de Onélia Santana, sua cunhada e esposa do ministro da Educação, Camilo Santana (PT), assumir vaga como conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE).
O parlamentar tratou o assunto como "grande especulação" e ficou sabendo do tema a partir de deputados de oposição e também da imprensa. Ele é casado com Onelliany Leite, irmã de Onélia.
"Eu não soube de nenhuma indicação da Onélia (para o TCE). Pra mim isso é uma grande especulação. Não sei nem da onde partiu, nunca nem ouvi esse assunto nem no Palácio (da Abolição) e nem nessa Casa (Assembleia Legislativa do Ceará)", disse Fernando na reinauguração do Plenário 13 de Maio após incêndio.
Leia mais
"Vi esse assunto de algum deputado de oposição falar, outra pessoa falar e através da imprensa. Acho que foi uma grande especulação num momento inoportuno que alguém soltou e que eu, particularmente, nunca ouvi essa história até o dia que eu vi esse caso na imprensa", completou.
De acordo com o petista, a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) ainda irá se debruçar sobre temas como a vaga para o TCE e a sucessão da presidência da Casa a partir de agora. Mas uma indicação de Onélia não chegou aos seus ouvidos nem em bastidores.
"Nem nos bastidores, nem em off, nem em almoço nem em encontro, nem nas sessões que ocorreram. Eu nunca ouvi falar em nada de concreto sobre isso, pelo contrário. Nem sobre a presidência e muito menos sobre o TCE. Acho que isso tudo vai se iniciar agora, esse debate, essas especulações com mais indicativos. Mas até então foi muito fogo de palha e nada decidido e nada de concreto", declarou.
Leia mais
Vaga aberta no TCE tem agitado Alece
Após o falecimento de Alexandre Figueiredo, titular como conselheiro do TCE, a vaga ficou aberta e as especulações em torno dela foram e ainda são intensas dentro da Alece. Parlemantares defendem que a indicação seja de um deputado estadual e, nos últimos dias, repercutiu a possibilidade da esposa de Camilo ser a indicada.
Deputados e líderes da oposição ao PT no Estado levantaram a tese e comentaram como algo mais concreto. De forma rápida, Onélia, que é secretária da Proteção Social do Ceará, disse que trata-se de "especulação".