Após derrota em Caucaia, Catanho deverá retornar ao governo Elmano nesta semana
O petista deixou a gestão estadual em abril para poder disputar a eleição de prefeito de Caucaia, mas não se elegeu
11:19 | Nov. 04, 2024
Waldemir Catanho (PT) está prestes a voltar à Secretaria da Articulação Política da gestão do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT). Os dois já conversaram nos últimos dias para acertarem o regresso à pasta, que deverá acontecer ainda nesta semana. Atualmente, Nelson Martins ocupa o cargo.
Petista histórico, Catanho deixou o cargo de secretário em abril deste ano para poder concorrer à prefeitura de Caucaia, segundo maior colégio eleitoral do Estado. Ele avançou ao segundo turno por uma diferença de oito votos em relação a Emilia Pessoa (PSDB), mas foi derrotado por Naumi Amorim (PSD), não sendo eleito.
Leia mais
A trajetória do petista é ligado à deputada federal e ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), desde os movimentos estudantis, sindicais e agora na campanha em Caucaia. Catanho foi secretario de Articulação Política da então prefeita e também trabalhou no gabinete dela em Brasília.
Após sua saída do governo Elmano, quem assumiu o posto foi a senadora Augusta Brito (PT), em uma movimentação que também teve Janaína Farias (PT), prefeita eleita de Cratéus, exercendo a vaga no Senado Federal.
O governador chegou inclusive a dar declarações mostrando desejo de que Augusta voltasse à Secretaria quando ela estava próxima a voltar ao Senado. Elmano destacou que ela participou de muitas negociações que envolveram as eleições, mas a senadora não voltou para o Palácio da Abolição.