Fortaleza: o que prometeu Evandro Leitão durante a campanha para a mobilidade urbana?

Prefeito eleito propôs criação de faixa exclusiva para motociclistas e diminuição de corredores para ônibus na avenida Bezerra de Menezes

21:47 | Out. 30, 2024

Por: Isabelle Maciel
Prefeito eleito, Evandro Leitão, fez promessas para a mobilidade urbana de Fortaleza (foto: FCO FONTENELE)

O prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), para o governo de 2025 a 2028, reforçou propostas para a mobilidade urbana da cidade durante a campanha eleitoral. Entre elas, destacam-se a criação de Faixa Azul, corredor exclusivo para motos, e a ampliação do Passe Livre Estudantil para o fim de semana e feriados.  

O POVO analisou as propostas da temática do prefeito eleito divulgadas em documento no site Divulgacand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), assim como nas redes sociais, em entrevistas, sabatinas e debates.

Veja as propostas para a segurança a seguir:

  • Criação da Faixa Azul: um corredor exclusivo para motocicletas;
  • Diminuição de corredores do BRT da avenida Bezerra de Menezes para uma faixa, ao invés de duas;
  • Apoio aos trabalhadores que usam motocicletas: investir na formação dos profissionais, com direção defensiva, ecodrive (hábitos mais ecológicos na direção), e ampliação de pontos de apoio para entregadores;
  • Ampliação do Passe Livre Estudantil para os fins de semana e feriados.

Evandro Leitão foi eleito no último domingo, 27, com 50,38%. O seu opositor foi André Fernandes (PL), que obteve 49,62%, uma diferença de 10.838 votos ou 0,76 pontos percentuais.

O novo prefeito eleito irá substituir José Sarto (PDT), que ficou em terceiro lugar no primeiro turno da eleição à Prefeitura de Fortaleza.