Evandro irá se encontrar com Lula outra vez para tratar de parcerias, afirma Camilo
Ministro da Educação disse que encontro de terça foi mais uma saudação, mas que gerou encaminhamento de uma nova reunião
16:09 | Out. 30, 2024
O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), adiantou que o prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), irá novamente reunir-se com o presidente Lula, agora para tratar de parceiras da União com a capital cearense.
"O presidente já pediu ao Evandro e, em breve, ele deverá voltar a Brasília com os projetos, com as ideias e os compromissos que ele assumiu com o povo de Fortaleza, que precisará do Governo do Estado e do Governo Federal para implementá-las. Principalmente os compromissos com a saúde, que são a grande reclamação da população de Fortaleza", explicou, afirmando que Evandro começará a trabalhar por Fortaleza antes mesmo de assumir a Prefeitura.
Camilo afirmou que Lula fez questão de parabenizar pessoalmente Evandro pela vitória, a única do PT em capitais brasileiras.
Leia mais
"Ontem, nós tivemos uma oportunidade, através do presidente, de parabenizar o prefeito eleito de Fortaleza, o Evandro. Foi uma eleição muito disputada, até porque o Evandro começou lá embaixo no primeiro turno, chegou ao segundo turno com 80 mil votos a menos do que o adversário, todos os outros três candidatos se uniram com André no segundo turno. Foi uma eleição que nós não esperávamos que o PDT, os candidatos do PDT, fossem se unir à outra candidatura do PL aqui em Fortaleza. Foi uma eleição disputada, dura, mas vitoriosa e que o presidente fez questão de receber o Evandro", afirmou.
Responsabilidade e exemplo
Para Camilo, ao assumir o governo municipal de Fortaleza, o Partido dos Trabalhadores terá nas mãos uma grande responsabilidade. "Pela primeira vez o Ceará vai ter os três poderes, o Federal, o Estadual e o Municipal, no mesmo partido. Então, a responsabilidade será muito grande. Esse sempre foi o nosso discurso, da importância do alinhamento político, porque quem ganha é a população", afirmou.
Na verdade, não é a primeira vez que acontece um alinhamento de prefeito de Fortaleza, governador do Ceará e presidente da República do mesmo partido, após a redemocratização do país. Como relembra o jornalista Érico Firmo em sua coluna desta quarta-feira, 30, do O POVO, a situação ocorreu anteriormente em 1988, com Ciro Gomes, Tasso Jereissati e José Sarney, por apenas um ano. Todos eram do antigo PMDB, atual MDB.
O ministro da Educação acredita que a capital cearense deva servir de exemplo para outros Estados, em termos de alianças para composição de uma gestão.
"O que eu defendo é que o exemplo de Fortaleza possa servir para outros Estados. Nós abrimos um leque de diálogos, que foi o que eu sempre preguei no Estado. Eu fui reeleito governador com uma ampla aliança de partidos de centro, de esquerda e agora, da mesma forma, foi com o Evandro", concluiu.
(Com informações da repórter Alexia Vieira)