2º turno eleições 2024: espalhar santinhos no dia da votação é crime
Justiça configura como crime qualquer tipo de propaganda eleitoral realizada à véspera da eleição e no dia
13:18 | Out. 27, 2024
Em dia de votação é comum encontrar diversos santinhos espalhados pelas ruas. Porém, a prática é proibida pela Justiça Eleitoral.
De acordo com a legislação, qualquer tipo de propaganda eleitoral é considerada crime, o que inclui a distribuição de santinhos e outros materiais impressos pelas ruas, tanto na véspera quanto no dia.
Caso a pessoa seja flagrada fazendo o procedimento, pode ser autuada e ter um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) lavrado contra ela. Após o registro, o indivíduo responderá a um processo criminal na Justiça Eleitoral.
Veja as regras para o dia da votação
Passada a etapa de identificação, é chegada a hora de votar. Ao se dirigir para a sala de votação, passa a ser proibido o uso de aparelho celular, máquinas fotográficas ou outros aparelhos que possam comprometer o sigilo do voto.
Por outro lado, são permitidos recursos de tecnologia assistiva, como aparelhos auditivos, no caso de pessoas com algum nível de deficiência.
Leia mais
No local de votação, ainda, é vedada a reunião de pessoas ou a propaganda que identifique partido, coligação ou federação.
A preferência do eleitor pode ser manifestada, portanto, de forma individual e silenciosa. Broches, bandeiras, adesivos e camisetas são permitidos. (Com Agência Brasil e Mateus Brisa/O POVO)
2º turno em Fortaleza: acompanhe apuração ao vivo
O programa O POVO News acompanha, a partir de 15 horas deste domingo, 27, o resultado do segundo turno em Fortaleza. Reproduza o player abaixo ou clique aqui para assistir no YouTube.