Câmara de Fortaleza diz que exonerações de assessores foram feitas a pedido dos vereadores

Em nota, CMFor pondera que Mesa Diretora do Legislativo "não interfere nas trocas solicitadas pelos gabinetes"

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), em resposta ao O POVO nesta quinta-feira, 24, informou que as 24 exonerações de assessores parlamentares registradas em gabinetes de vereadores da Casa foram de responsabilidade dos respectivos mandatos. 

Em nota, o Legislativo ponderou que a CMFor apenas homologa as solicitações, "não interferindo nas indicações ou substituições, em cumprimento à Resolução nº 1.497/1997, no artigo 3º".

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"No período registrado, dez titulares de mandatos solicitaram, por iniciativa dos próprios gabinetes, alterações na equipe de assessoria parlamentar, conforme descrito abaixo. A Mesa Diretora reafirma que não interfere nas trocas solicitadas pelos gabinetes", acrescentou.

As exonerações constam na edição do último dia 17 do Diário Oficial do Município. Contudo, a Câmara informou que as solicitações de desligamento ocorreram entre os meses de setembro e outubro deste ano.

Entenda

Pelo menos 180 servidores públicos foram demitidos da Prefeitura de Fortaleza e da Câmara Municipal. As exonerações constam em edição do Diário Oficial do Município e ocorreram em meio à campanha de segundo turno das eleições na capital cearense. 

Em nota enviada ao O POVO, a Prefeitura negou relação com o pleito. "As nomeações e exonerações de cargos de confiança são discricionárias da administração pública", complementou em resposta na última sexta-feira, 18.

No caso do Executivo, foram contabilizadas 156 exonerações de cargos comissionados. Outras duas pessoas foram realocadas para pastas diferentes. Mais duas chegaram a ser desligadas, mas, no mesmo documento, são excluídas do atos que determinavam a exoneração.

No Legislativo, foram detectadas 24 demissões de assessores parlamentares vinculados a gabinetes de vereadores e uma de comissionada do Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Dom Aloísio Lorscheider.

No mesmo Diário Oficial são notadas trocas de assessores parlamentares de gabinete. Ao todo, 18 desses servidores migraram do trabalho com o vereador licenciado Dr. Elpídio (PDT), secretário municipal da Cultura e irmão do prefeito José Sarto (PDT), para o vereador Didi Mangueira (PDT). Enquanto outros 16 deixaram Mangueira e foram nomeados no gabinete de Raimundo Filho (PDT). 

Confira abaixo:

Jorge Pinheiro (PSDB)

  • Solicitou a exclusão de 1 assessora parlamentar
  • Data: 27/09/2024

Carlos Mesquita (PDT)

  • Solicitou a exclusão de 2 assessores parlamentares
  • Data: 30/09/2024

Eudes Bringel (PSD)

  • Solicitou a exclusão de 1 assessora parlamentar
  • Data: 09/10/2024

Fábio Rubens (PDT)

  • Solicitou a exclusão de 6 assessores parlamentares
  • Data: 09/10/2024

Cônsul do Povo (PSD)

  • Solicitou a exclusão de 6 assessores parlamentares
  • Data: 10/10/2024

Enfermeira Ana Paula (sem partido)

  • Solicitou a exclusão de 1 assessora parlamentar
  • Data: 10/10/2024

Léo Couto (PSB)

  • Solicitou a exclusão de 1 assessor parlamenta
  • Data: 10/10/2024

Ana Aracapé (Avante)

  • Solicitou a exclusão de 2 assessores parlamentares
  • Data: 10/10/2024

Marcelo Lemos (Avante)

  • Solicitou a exclusão de 4 assessores parlamentares
  • Data: 10/10/2024

Julierme Sena (PL)

  • Solicitou a exclusão de 1 assessor parlamentar
  • Data: 10/10/2024

O que diz o artigo 3º da Resolução nº 1.497/1997?

"Art. 3º. A lotação dos assessores indicados com a retribuição de Assessoramento Parlamentar, será de iniciativa do titular do mandato eletivo, sendo limitada, por gabinete, ao mínimo de 08 (oito) e ao máximo de 22 (vinte e dois) assessores. Alteração feita pelo Art. 1º. - Resolução nº 1.637, de 06 de janeiro de 2015". A Resolução completa pode ser lida aqui.

Leia nota da CMFor na íntegra:

"A Câmara Municipal de Fortaleza informa que as lotações dos assessores parlamentares em seus respectivos gabinetes são de responsabilidade dos mandatos, cabendo à Casa apenas homologar as solicitações, não interferindo nas indicações ou substituições, em cumprimento a Resolução Nº 1.497/1997, no artigo 3º. No período registrado, dez titulares de mandatos solicitaram, por iniciativa dos próprios gabinetes, alterações na equipe de assessoria parlamentar, conforme descrito abaixo. A Mesa Diretora reafirma que não interfere nas trocas solicitadas pelos gabinetes.

Desligamentos solicitados pelos mandatos à Câmara Municipal (set/out 2024)".

 

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