TSE aprova envio de tropas federais para Fortaleza, Caucaia e Manaus no 2º turno
No primeiro turno, o TSE enviou tropas para 12 estados brasileiros. No Ceará, 26 municípios receberamO Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta terça-feira, 22, novas autorizações para envio de militares federais para realizar a segurança de locais de votação no segundo turno das eleições municipais, que será realizado no próximo domingo, 27.
Com a decisão, Fortaleza e Caucaia, no Ceará, e Manaus, no Amazonas, vão receber soldados das Forças Armadas para garantir a segurança do pleito.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O envio de tropas federais ocorre quando um município informa à Justiça Eleitoral que não tem capacidade de garantir a normalidade do pleito com o efetivo policial local. Cabe ao Ministério da Defesa realizar a logística da operação.
No primeiro turno, o TSE enviou tropas para 12 estados brasileiros. No Ceará, 26 municípios solicitaram e receberam reforço federal na segurança para as eleições de 2024. Dentre os municípios que receberam os agentes, estiveram Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Sobral, Santa Quitéria.
O número representou mais que o dobro de municípios cearenses que receberam reforço federal na segurança nas eleições de 2020. Há quatro anos, foram 11 cidades do Estado que receberam o auxílio de tropas federais.
No próximo domingo, 33,9 milhões de eleitores de 15 capitais e 36 municípios voltam às urnas para eleger os prefeitos que disputam os cargos. Não há segundo turno para a disputa ao cargo de vereador.
Em Fortaleza, em uma disputa nacionalizada, André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) se enfrentam. Os candidatos concorrem na quarta maior cidade do Brasil. A vitória é estratégica tanto para o PL como para o PT.
Já em Caucaia, o ex-prefeito Naumi Amorim (PSD) tenta voltar ao Executivo municipal. Ele concorre com Waldemir Catanho (PT), no melhor desempenho do PT no município.
Em Belém, os candidatos Igor Normando (MDB) e Delegado Eder Mauro (PL) vão disputar o segundo turno das eleições.