Alvo de tiros, prefeito de Taboão da Serra está consciente e respira sem aparelhos

Aprígio (Podemos), que disputa a reeleição no segundo turno, foi baleado no carro, nessa sexta, continua na UTI em situação estável, afirma boletim médico do Hospital

O Hospital Albert Einstein, em São Paulo, informou que o prefeito de Taboão da Serra (SP), José Aprígio da Silva (Podemos), que disputa a reeleição no segundo turno, continua internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Em boletim médico neste domingo, 20, é informado que a condição de Aprígio, de 72 anos, é estável. Ele foi baleado no ombro quando estava dentro de carro blindado na tarde de sexta feira, 18.

De acordo com o informe, o prefeito segue em “cuidados de terapia intensiva para monitorização do quadro”. Embora não haja previsão de alta, o político respira sem ajuda de aparelhos e está consciente.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O caso foi registrado como tentativa de homicídio e as investigações estão em andamento. A Polícia Civil de São Paulo disse no sábado, 19, que os veículos usados no ataque contra Aprígio foram localizados na cidade de Osasco, em São Paulo.

Segundo os investigadores, o carro (Nissan/March) utilizado no ataque foi encontrado incendiado em Osasco, foi apreendido e passou por perícia. Em uma residência, foi localizado o automóvel (Fiat/Siena) usado na fuga dos criminosos.

De acordo com a Polícia, a mulher que estava no lugar contou que o carro pertencia ao falecido marido e é utilizado pelo filho de 33 anos. O homem é procurado pelos investigadores e o automóvel foi apreendido.

“O veículo em que o prefeito estava era blindado e, evidentemente, isso protegeu a vida dele”, afirmou Hélio Bressan, delegado da seccional de Taboão da Serra, responsável pelo caso. Ele disse ainda que não há dúvidas de que a arma utilizada no ataque foi um fuzil.

Segundo o delegado, uma cápsula foi achada dentro do carro incendiado, porém o reconhecimento do tipo do fuzil vai depender da perícia.

 

Em nota da assessoria do político, a família de Aprígio solicitou pedidos de oração pela “plena recuperação” do prefeito e agradeceu pelas “inúmeras manifestações de solidariedade e carinho”.

Aprígio disputa a reeleição no segundo turno

José Aprígio da Silva disputa a segunda etapa de votação em Taboão da Serra contra o candidato Engenheiro Daniel (União Brasil), que conquistou 48,98% dos votos no primeiro turno da eleição municipal. Aprígio obteve 25,93% dos votos.

Os dois candidatos já se enfrentaram na eleição municipal de 2020, em um cenário semelhante. Na ocasião, ambos foram juntos ao segundo turno e o atual prefeito venceu de virada com 1.700 votos a mais que o adversário, Engenheiro Daniel.

Após o caso, o candidato Engenheiro Daniel se manifestou em defesa ao atual prefeito por meio de um vídeo postado nas redes sociais. Ele também pediu o apoio do governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos) nas apurações do caso.

Quem é José Aprígio da Silva, prefeito de Taboão da Serra

Atual prefeito de Taboão da Serra e empresário, Aprígio é alagoano e nasceu no interior de Minador do Negrão (AL). É casado há 46 anos, tem quatro filhas e cinco netos. Ele declara um patrimônio de R$ 8.308.580 ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e afirma ter ensino médio completo.

Antes da trajetória política, ele foi servente de pedreiro e, fundou em 1996, a Cooperativa Habitacional Vida Nova, do setor de construção civil. A cooperativa possui 10 empreendimentos habitacionais construídos em 51 torres, um Centro Empresarial com hotel, 384 salas comerciais e um shopping, o Taboão Plaza Outlet.

Em 2004, ele foi eleito vereador e foi reeleito no ano seguinte. Se candidatou a prefeito de Taboão da Serra em 2012 e 2016, mas não conseguiu ser eleito. Tentou ser deputado federal em 2014 e terminou como suplente. Ele conseguiu ser eleito deputado estadual em 2018. Nas eleições de 2020, conseguiu ser eleito prefeito de Taboão da Serra, derrotando o adversário Engenheiro Daniel.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar