Lula diz que comprará aviões para ele e ministros e fala de pane: 'Pensei muito no que fiz na vida'

A aeronave, com o presidente da república, primeira dama e ministros, voltava do México para Brasil e sobrevoou por quatro horas e meia a mais que o esperado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em entrevista exclusiva à rádio O POVO CBN, falou pela primeira vez sobre a experiência com a pane no avião presidencial VC-1 na volta da viagem do México, dia 2 de outubro. "Foi a primeira vez que passei por uma situação dessas. Já tinha passado por coisas mais leves".O presidente informou que irá comprar novas aeronaves para a Presidência da República e para ministros.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Além do presidente, a primeira-dama Janja e a comitiva estavam presentes. Lula descreveu a situação para o jornalista Jocélio Leal, em entrevista ao vivo. O presidente disse que os problemas já se manifestavam antes mesmo de levantar voo.

"A gente estava na pista, o barulho estava diferente. Quando levantou voo, aconteceu alguma coisa, o avião estava com um ronco diferente, trepidava muito. Eu logo levantei para saber com o piloto o que estava acontecendo. Cheguei lá, a porta estava fechada. Eu bati e eles abriram. Estavam nervosos, porque estavam vendo como sair daquela situação e falaram que assim que tivessem informação iam passar", relatou Lula.

"Me disseram: 'O avião está seguro, tem uma turbina com problema, um motor, mas o outro está bem. Já pedimos emergência para o aeroporto e vamos ficar circulando aqui durante duas horas até esvaziar um pouco o tanque, porque está muito cheio. Se a gente pousar com o avião pesado, poderá acontecer um acidente'”, reproduziu sobre o diálogo.

"O pessoal fica preocupado, pedi para servir almoço para o pessoal. Até fiz uma brincadeira estúpida dizendo que era preciso comer, porque a gente não sabia se tinha comida no céu", riu Lula.

O avião pousou às 22h16min (horário de Brasília) no aeroporto internacional Felipe Ángeles. Lula e os demais passageiros foram transferidos para VC-2, avião reserva que acompanha viagens presidenciais. O novo voo foi iniciado às 23h30min e, após escala no Panamá, chegou ao Brasil por volta das 10 horas, na quarta-feira, 2.

“Foram quatro horas e meia em que pensei muito no que eu tinha feito na vida, no que eu tinha para fazer. Você pensa como um ser humano. (...) Se você passou pela Terra como um cara bom, como um cara ruim, o que você fez de errado. Eu acho que foi um momento de muita reflexão de todo mundo. Alguns com mais medos, outros mais tranquilos", contou o presidente.

O presidente afirmou que, depois da experiência, o Governo Federal irá comprar novos aviões exclusivos para uso do Executivo e ministros.

"Vamos comprar um avião para o presidente da República. A ignorância não pode prevalecer. Um avião para o presidente da República não é para o Lula, FHC, Bolsonaro. É um avião para a instituição Presidência da República. Vamos comprar e alguns outros aviões, porque é preciso os ministros viajarem. A gente não governa o Brasil com ministros coçando lá em Brasília".

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Lula governo Lula

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar