Debate: Tabata diz que Nunes vai ser 1º prefeito a entregar Ideb pior em português e matemática
22:38 | Set. 23, 2024
A candidata Tabata Amaral (PSB) questionou o atual prefeito e candidato à reeleição à Prefeitura de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), pelos índices na educação. Durante o debate do Flow, realizado nesta segunda-feira, 23, a candidata disse que "São Paulo andou para trás nos últimos anos".
Ela afirma que Nunes vai ser o "primeiro prefeito da história" a entregar índices ruins no Ideb em português e matemática. "São Paulo caiu 19 posições no ranking das capitais brasileiras em alfabetização durante a gestão de Ricardo Nunes. Ricardo Nunes vai ser o primeiro prefeito da nossa história, desde que o Ideb foi criado, a entregar resultados piores em português e matemática em anos iniciais e finais do que aqueles que ele recebeu. De cada três crianças que temos em São Paulo, duas estão passando de ano sem ler e escrever".
O prefeito cita a pandemia como um dos fatores que prejudicaram a educação e diz que os dados da capital são superiores a Recife e Belém. "A gente teve, em 2021 e 2022, de pandemia. 2020 começou e 2021 foi o pico".
Ela concorda que a pandemia foi um agravante, mas diz que São Paulo "ficou para trás" em comparação ao resto do País. "Não é a primeira vez que vejo Nunes culpar a pandemia, que foi muito dura para todas nós. Mas o Brasil conseguiu se recuperar e São Paulo ficou para trás"
Tabata questiona se é descaso ou se é o "número de denúncias de corrupção na educação", citando o caso da "Máfia das Creches". "Fato é que falta compromisso com a educação".