Ex-prefeita de Santa Catarina é indiciada por suspeita de furto em hotel de Fortaleza

Gisa Aparecida Giacomin, ex-prefeita de Catanduvas, foi indiciada pela Delegacia de Proteção ao Turista. Ela devolveu a bolsa e os pertences da vítima, que afirma não ter havido devolução do dinheiro

00:22 | Set. 20, 2024

Por: Isabelle Maciel
Ex-prefeita de SC é indiciada por furto de bolsa em Fortaleza (foto: Leitor WhatsApp)

Ex-prefeita de Catanduvas, em Santa Catarina, Gisa Aparecida Giacomin, 62, foi indiciada por suspeita de furto de uma bolsa na manhã do dia 12 de setembro em um hotel em Fortaleza. A vítima é Carolina Monteiro, fotógrafa cearense que mora há oito anos nos Estados Unidos e estava de férias na Capital junto com o namorado e a filha.

De acordo com a vítima, ela esqueceu a bolsa na área de café da manhã do hotel quando saiu para a área externa do local e depois subiu para o quarto.

Quando percebeu a ausência do objeto, Carolina entrou em contato com a administração do hotel, que realizou a verificação das câmeras e viu o momento que Gisa Aparecida senta à mesa e observa a bolsa esquecida pendurada na cadeira.

As imagens do circuito interno de câmeras do hotel mostra que depois de tomar o café da manhã com o marido, Gisa pega a bolsa e verifica o conteúdo dela, para depois levá-la. A ex-prefeita saiu do hotel no mesmo dia

.


Confira o vídeo do momento:

“Eu estava há 8 anos sem ir ao Brasil. Fui ver a minha família em um jantar de família (depois do furto). Nessa noite, eu não tinha mais cartão de crédito. Eu não tinha mais documento, eu não tinha como dirigir, eu não tinha mais carteira, foi caótico”, contou Carolina.

O hotel fez abertura do boletim de ocorrência na Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur) na quinta-feira, 12, e a investigação identificou que Gisa e o marido não haviam viajado de volta para Santa Catarina e por isso realizaram uma busca pelo casal pelos hotéis da cidade.

A polícia localizou o casal na sexta-feira, 13, em outro hotel, e intimou a mulher a comparecer à unidade policial. “Na delegacia, a mulher devolveu os pertences da vítima, que foram restituídos à proprietária, e ela foi indiciada pelo crime de furto”, informou a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) em nota.

Carolina, a vítima, ainda comentou ao O POVO que apesar de ter recebido sua bolsa e documentos de volta, o dinheiro, em reais e dólares não foram devolvidos, apenas uma quantia em iene, moeda japonesa. “Então, o dinheiro que tinha na minha bolsa nunca apareceu. Ela tirou”, informou Carolina.

Ela ainda afirma que vem recebendo mensagens de ódio na internet, e por isso, assim como o transtorno causado pelo furto da forma, entrará com um processo de danos morais contra Gisa Aparecida Giacomin.

Gisa Aparecida na Política

Gisa Aparecida Giacomin foi prefeita por dois mandatos em Catanduvas, Santa Catarina. Ela venceu a eleição em 2009, pelo PFL (atual DEM), e foi reeleita em 2012 pelo PSD. Em 2020 ela tentou um novo mandato, mas acabou perdendo a disputa para Dorival do MDB.

Ela também foi eleita a vereadora da cidade pelo PFL em 2004.

Defesa da ex-prefeita

O POVO tentou entrar em contato com a ex-prefeita Gisa Aparecida, mas as redes sociais da política são fechadas e por isso não foi possível enviar mensagem. A reportagem tentou ligar para a Prefeitura de Catanduvas para obter o contato da ex-prefeita, mas também não houve retorno. Caso haja retorno, esta publicação será atualizada.

Confira a nota completa da SSPDS

"A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) informa que identificou e indiciou uma mulher, de 62 anos, suspeita da prática de um furto, que ocorreu na manhã da última quinta-feira (12), em um hotel na Avenida Beira-Mar, no bairro Mucuripe - Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1) de Fortaleza. Na ocasião, uma turista teve a bolsa furtada por outra hóspede do hotel. Após o registro de um Boletim de Ocorrência (BO), na tarde do dia em que ocorreu o caso, a Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur) iniciou os trabalhos investigativos. Com informações repassadas pelo estabelecimento, a unidade especializada da PCCE identificou a suspeita, que foi intimada e compareceu à unidade policial. Na delegacia, a mulher devolveu os pertences da vítima, que foram restituídos à proprietária, e ela foi indiciada pelo crime de furto".