Guerra: Zelensky afirma que "infelizmente" governo Lula apoia a Rússia

Na mesma fala, o líder ucraniano considera que teve uma boa conversa com Lula durante o encontro entre os presidentes, mas que esperava mais da gestão atual

“Infelizmente eu acredito que eles (governo do brasileiro) apoiam a Rússia”, disse o presidente ucraniano em entrevista ao portal Metrópoles publicada nesta quarta-feira, 11. O líder do país europeu criticou a posição do governo brasileiro em relação à invasão russa à Ucrânia .

Na conversa, o mandatário disse que teve uma boa conversa com o líder brasileiro, mas que esperava mais da atuação de Lula após o encontro.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

“Tive uma boa conversa com o presidente Lula e achei que ele me entendia. Fiquei grato por conhecê-lo, e fui muito aberto, absolutamente aberto. Achei que veria em sua experiência uma compreensão do que está acontecendo, e não apenas uma pacificação política”, disse o ucraniano.

LEIA TAMBÉM: Putin adverte Otan sobre autorização para Ucrânia utilizar armas de longo alcance

Zelensky ainda classificou as iniciativas brasileiras de tentar negociar o conflito como “inúteis” pois, de acordo com ele, Vladimir Putin - a quem chamou de “assassino” - não pretende dar um fim ao conflito.

Apesar das críticas do presidente Zelensky em relação à administração Lula, o governo brasileiro mantém neutralidade em relação ao conflito desde a administração passada, na gestão Jair Bolsonaro. Mesmo sem tomar lado diretamente no conflito, o Itamaraty apoiou as resoluções da ONU que condenavam a invasão russa ao território Ucrâniano.

Desde o início de mandato, Lula defende negociações de paz que envolvam os dois países atuantes no conflito. As cobranças de Zelensky ao governo do Brasil têm se tornado comuns, e acontecem desde que o petista assumiu a Presidência, em 2023.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar