TJCE atinge melhor índice da história com meio milhão de julgamentos em nove meses
O tribunal também teve o maior número de casos novos em cinco anos: 447,3 mil processos
22:10 | Set. 12, 2024
O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) alcançou a marca de 505,7 mil julgamentos do período de janeiro de 2024 até a última quarta-feira, 11. Esse é o melhor resultado alcançado na história da instituição, com uma média de 56.191 julgamentos por mês.
Em comparação ao mesmo período do ano passado, de 1° de janeiro até 30 de setembro de 2023, quando o tribunal contabilizou 456,4 mil julgamentos, houve um acrescimento de 10,8% nos casos.
O presidente do TJCE, desembargador Aberlado Benevides, destacou o trabalho dos servidores do tribunal e citou o uso de tecnologias de Inteligência Artificial e Automação Robótica de Processos (RPA) como fatores importantes para o alcance do índice.
Leia mais
“Tudo isso não seria possível sem a dedicação de magistrados e servidores, que não mediram esforços para obter esta singular melhoria da produtividade”, afirmou Benevides.
Ele também ressaltou o incremento na força de trabalho, a implantação dos Núcleo de Justiça 4.0 e o apoio do Núcleo de Produtividade Remota (NPR), nos julgamentos de processos de metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O presidente da Corte estadual ainda explicou que, apesar do alto número de novos casos - 447,3 mil processos desde o janeiro até o dia 11 de setembro de 2024, maior número em cinco anos - o Tribunal está conseguindo atender com maior agilidade as demandas da população.
“Esse dado mostra que estamos conseguindo atender a demanda, já que a quantidade de julgamentos supera o número de casos novos, bem como reflete que estamos diminuindo o acervo de processos, reduzindo ainda mais a taxa de congestionamento, que já vem em queda”, comentou o presidente.
De acordo com os dados da Secretaria de Planejamento e Gestão (Sepag) do TJCE, foram julgados 58.345 processos a mais do que o número de novos casos.