Debate nos EUA: veja resumo do primeiro embate entre Trump e Kamala
Candidatos a presidência trocaram farpas e discordaram em temas como aborto e imigração. Veja o resumo do primeiro debate entre Trump e KamalaO primeiro debate entre Kamala Harris e Donald Trump, candidatos à presidência dos Estados Unidos, foi ao ar na noite dessa terça-feira, 10, pela emissora estadunidense ABC. Os dois comentaram sobre temas de interesse dos cidadãos, como economia, imigrações, aborto e política externa.
Kamala e Trump também trocaram farpas, com a democratfa acusando o colega de “trocar cartas de amor” com o líder supremo da Coreia do Norte, Kim Jong-un. Confira resumo do primeiro embate entre os presidenciáveis.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Debate nos EUA: primeiro aperto de mão entre candidatos em 8 anos
Assim que entrou no palco, Kamala foi em direção a Trump enquanto ele se aproximava do seu púlpito. Ela se apresentou e apertou a mão do republicano dizendo: “Vamos ter um bom debate”.
É a primeira vez que os dois se encontram na campanha presidencial, já que o candidato democrata no início do processo eleitoral era Joe Biden, que desistiu de concorrer.
"Prazer em vê-la. Divirta-se", respondeu o ex-presidente republicano para Harris.
Debate nos EUA: Kamala cita redução de impostos para a classe média
No primeiro bloco, a economia foi o tema escolhido para os candidatos. Ao ser questionada sobre seu plano econômico, Kamala afirmou querer reduzir impostos para a classe média.
Trump começou sua fala criticando a inflação estadunidense. Após ressaltar as realizações do seu governo, o empresário culpou a imigração ilegal pelos problemas na economia.
Ele também acusou os imigrantes ilegais de tirarem empregos de estadunidenses, citando latinos e afro-americanos como os mais prejudicados.
Debate nos EUA: Trump afirma que imigrantes estão 'comendo gatos e cachorros'
Uma das falas mais polêmicas de Donald Trump foi sobre um assunto comentado pelo seu vice, JD Vance, antes do debate. Segundo Vance, imigrantes haitianos em Springfield, no estado de Ohio, Centro-Leste do país, estavam roubando animais de estimação e comendo os bichos.
"Eles estão comendo os cachorros, estão comendo os gatos, estão comendo os animais de estimação das pessoas que vivem lá. É uma vergonha", afirmou Trump.
Informações da BBC News afirmam não haver relatos confiáveis para respaldar essas alegações.
Com foto ao lado de gato em resposta a JD Vance, Taylor Swift anuncia apoio a Kamala Harris; VEJA
Debate nos EUA: checagem em tempo real sobre aborto
Um dos momentos mais intensos entre Kamala e Trump foi durante os comentários sobre aborto, uma das principais questões para os democratas desde que a Suprema Corte dos EUA anulou o direito constitucional ao procedimento em 2022.
"Não é preciso abandonar sua fé ou crenças profundas para concordar que o governo — e Donald Trump, certamente — não deveria dizer a uma mulher o que fazer com seu corpo", disse Harris.
Ela afirmou que Trump "assinaria uma proibição do aborto" se fosse reeleito. O empresário rebateu dizendo que Harris estava mentindo e que ele não é a favor de uma proibição do aborto.
Em outro momento, o ex-presidente alegou que alguns bebês estavam sendo “executados” após o nascimento.
Um dos moderadores, no entanto, fez a checagem dizendo que “não há nenhum Estado onde seja legal matar um bebê depois que ele nasce".
João Marcelo Sena: Como Kamala vence a batalha de memes; CONFIRA A COLUNA
Leia mais
Debate nos EUA: conflitos internacionais também foram tema
Ao comentarem sobre o conflito entre Israel e Hamas, Kamala defendeu um cessar-fogo na Faixa de Gaza e disse que está trabalhando pela volta de todos os reféns israelenses.
Em resposta, Donald afirmou que a democrata odeia Israel e que os ataques terroristas do Hamas em 7 de outubro de 2023 não teriam acontecido se ele fosse o presidente estadunidense. Ele disse o mesmo sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia.
A vice-presidente negou que odeia Israel e atacou Trump ao afirmar que ele troca "cartas de amor" com o líder supremo da Coreia do Norte, Kim Jong-un. Harris também ressaltou a importância da Otan em todo o processo de defesa da Ucrânia.
Os dois candidatos também discordaram sobre a saída das tropas americanas do Afeganistão. A democrata apoiou a decisão de Biden enquanto Trump classificou o momento como “um dos mais vergonhosos da história dos Estados Unidos".
Debate nos EUA: Trump é questionado sobre os ataques ao Capitólio em 2021
Ao perder as últimas eleições, em janeiro de 2021, Donald Trump não aceitou o resultado e estimulou questionamentos e protestos. Seus aliados invadiram o Capitólio e interromperam a certificação dos votos eleitorais para atestar a vitória de Joe Biden.
Durante o debate, Trump não reconheceu a derrota e culpou a ex-presidente da Câmara dos Deputados Nancy Pelosi pelo ataque.
Kamala afirmou estar em Washington quando o Capitólio foi invadido e apontou que Trump não condenou a marcha neonazista na cidade de Charlotsville, em 2017, e nem o grupo de extrema-direita Proud Boys.
Ainda, a vice-presidente alfinetou o concorrente dizendo que ele “foi despedido pelos eleitores no último pleito e que líderes mundiais fazem chacota dele”.
Com informações de Agência Estado
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente