7 de Setembro tem manifestações e programação oficial; confira agenda

Manifestação na Avenida Paulista vem sendo organizada há meses pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e tem como pauta principal o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes

O dia 7 de setembro, data em que é comemorada a Independência do Brasil, é marcado por diversos atos pelo País, além dos tradicionais desfiles cívico-militares. Em meio ao cenário de eleições municipais e campanhas políticas, os 202 anos da independência, celebrados neste sábado, também contará com atos organizados por parlamentares e manifestações do Grito dos Excluídos.

Na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, o presidente Lula participa do desfile oficial, ao lado de autoridades, como o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Há meses, políticos da oposição, principalmente do Partido Liberal (PL), organizam atos contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. O impeachment do ministro é uma das principais pautas do movimento.

Um dos maiores atos deverá ocorrer na Avenida Paulista, em São Paulo, às 14 horas. A manifestação, organizada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e divulgada pelo pastor Silas Malafaia contará com as presenças de diversos políticos, que já confirmaram as participações no ato e vem convocando a população.

Entre os confirmados, estão o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas, os deputados federais Nikolas Ferreira (PL), Flávio Bolsonaro (PL) e Bia Kicis (PL) e a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro (PL). Os candidatos à Prefeitura de São Paulo Ricardo Nunes (MDB) e Marina Helena (Novo) também estarão no ato.

A presença do ex-coach Pablo Marçal (PRTB) é esperada na manifestação, mas ainda não foi confirmada. Em agosto, Bolsonaro publicou um vídeo destacando que qualquer candidato poderá participar da manifestação na avenida Paulista, sem excluir o candidato do PRTB. A fala veio após Silas Malafaia afirmar que o ato “não é lugar” para Marçal.

Já o ministro Alexandre de Moraes, foco das manifestações bolsonaristas, estará com o presidente Lula em Brasília para acompanhar o desfile cívico militar em cerimônia oficial do Governo Federal.

O evento ocorrerá pela manhã, a partir das 6h20, e terá acesso gratuito ao público nas arquibancadas do Eixo Monumental de Brasília.

7 de setembro em Fortaleza

Em Fortaleza, o candidato à Prefeitura André Fernandes (PL) convocou a população para uma motocarreta. O movimento teve início às 9 horas em frente à Arena Castelão. “Chegou a hora também de declararmos a liberdade da nossa Fortaleza”, convidou o deputado nas redes sociais.

O senador Eduardo Girão (Novo) também promoverá manifestação de 7 de setembro em Fortaleza. Neste sábado, o postulante realizará um ato na Praça Portugal, na Aldeota, a partir das 16 horas, conforme agenda divulgada pela equipe do candidato. 

Girão é um dos principais opositores de Moraes no Senado e no partido. Em agosto, o candidato à Prefeitura chegou a considerar que “tem muita fé e esperança” de que terá “o maior pedido de impeachment da história”. 

O governador Elmano de Freitas (PT) está presente no Desfile Cívico-Militar que acontece na avenida Beira-Mar, com início às 7h30min.

Nesse ano, além dos desfiles, o 30º Grito dos Excluídos e Excluídas ocorrerá na Capital. O evento terá como tema “Vida em primeiro lugar! Todas as formas de vida importam. Mas quem se importa?”.

De acordo com a agenda oficial do candidato Evandro Leitão (PT), o petista participa do desfile na avenida Beira-Mar e, às 15 horas, estará presente no evento do Grito dos Excluídos e Excluídas, no Centro de Fortaleza.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Alexandre de Moraes Jair Bolsonaro Lula André Fernandes Eduardo Girão Elmano de Freitas Evandro Leitão

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar