Quase 20% dos deputados estaduais do Ceará estão de licença
Entre ausência do posto de parlamentar para assumir outros cargos e movimentações políticas, licenças têm sido frequentes na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece)Em ano eleitoral, os trabalhos plenários dos deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) foram reduzidos para uma sessão semanal durante a campanha, e não três como era comumente. Também houve mexidas na configuração das cadeiras.
Dos 46 parlamentares eleitos, nove estão licenciados do cargo, o que representa 19,56% de todos os deputados, quase 20%, promovendo um rodízio de suplentes nas vagas. Confira a lista completa atual abaixo.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Vejam quem são todos os suplentes de deputado estadual de cada partido no Ceará
Licenças para assumir secretárias
Já no início da 31ª legislatura, a vigente, quatro estaduais eleitos entraram de licença para assumir secretarias no Governo do Estado do Ceará com nomeação do governador Elmano de Freitas (PT). Salmito Filho (PDT) comanda a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e em seu lugar entrou o primeiro suplente do partido, Bruno Pedrosa.
Ainda no PDT, Oriel Filho assumiu a pasta da Pesca e Aquicultura, e Antônio Granja, segundo suplente, ficou com a vaga na Alece. Já no PP, Zezinho Albuquerque foi escolhido para ser secretário de Cidades. Almir Bié, primeiro suplente, o substitui no posto.
Leia mais
Rodízio no PT
No caso da federação PT/PV/PCdoB, há uma constante mexida. O deputado Moisés Braz (PT) foi selecionado para a Secretaria de Desenvolvimento Agrário e o primeiro suplente Nizo Costa (PT) assumiu a vaga na Alece.
Guilherme Sampaio (PT), presidente do partido em Fortaleza, ficou na segunda suplência, mas está desde março de 2023 como deputado estadual. Ao todo, cinco parlamentares tiraram licenças de 120 dias, quatro meses, para que o aliado de Elmano permanecesse na Alece.
Com as licenças protocoladas por motivo de interesse particular, o salário dos deputados licenciados também é suspenso durante o período, reduzindo o impacto financeiro da medida.
Recentemente, Pedro Lobo (PT) também assumiu como parlamentar, mesmo sendo quinto suplente, mas, para isso, foi necessário que outros três suplentes recusassem mesmo tendo a preferência. O movimento foi vist, nos bastidores, como “consolação” após ele ter sido preterido como candidato a prefeito do Crato.
Leia mais
Revezamento no PDT
Há também um rodízio no PDT. Além dos licenciados por estarem em cargos de secretárias, existe uma movimentação por articulações. Guilherme Bismarck (PDT), filho do prefeito de Aracati e presidente do Podemos no Ceará, Bismark Maia, tem permanecido com as vagas.
Atualmente, ele está atuando em virtude da licença de Guilherme Landim (PDT), mas seguirá como deputado estadual, uma vez que Bruno Pedrosa, já suplente, se afastará do cargo a partir da próxima sexta-feira, 6.
Lista de deputados licenciados:
Avante
- Stuart Castro, para tratar de interesses particulares - assumiu Tomaz Holanda, 3° suplente
PDT
- Samilto Filho, para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Ceará - assumiu Bruno Pedrosa, 1° suplente
- Oriel Filho, para assumir a Secretaria de Pesca e Aquicultura do Ceará- Antônio Granja, 2° suplente
- Guilherme Landim, para tratar de assuntos particulares - assumiu Guilherme Bismarck, 3° suplente
PP
- Zezinho Albuquerque, para assumir a Secretaria de Cidades do Ceará - assumiu Almir Bié, 1° suplente
Federação PSDB/Cidadania
- Luana Régia (Cidadania), para tratar de assuntos particulares - assumiu Martinha Brandão, 2ª suplente
Federação PT/PV/PCdoB
- Moisés Braz (PT), para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará - assumiu Pedro Lobo (PT), 5° suplente
- Juliana Lucena (PT), para tratar de assuntos particulares - assumiu Guilherme Sampaio (PT), 2° suplente
Republicanos
- Apóstolo Luiz Henrique, para tratar de interesses particulares - assumiu Evaldo Costa, 2º suplente