Moraes x Musk: o que se sabe sobre o embate em torno do antigo Twitter

Ministro brasileiro e o dono do X passaram a trocar críticas pelas redes sociais no início de 2024. Veja o que se sabe sobre o embate entre eles

Nesta quinta-feira, 29, o empresário Elon Musk, dono do X (antigo Twitter), utilizou memes para ironizar a postagem do ministro Alexandre de Moraes com uma intimação para que Musk indicasse um representante para a rede social no Brasil em até 24 horas.

O empresário utiliza imagens geradas por inteligência artificial, que comparam o magistrado com vilões de filmes famosos, como Harry Potter e Star Wars. Desde abril deste ano, Elon tem feito críticas ao ministro em publicações no seu perfil do X.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Confira o que se sabe sobre o embate entre Alexandre de Moraes e Elon Musk.

SIGA o canal de Política do O POVO no WhatsApp

Moraes x Musk: como começou o embate entre os dois?

Por trás do confronto entre Moraes e Musk estão emails do X divulgados no início de 2024. No último dia 3 de abril, o jornalista estadunidense Michael Shellenberger divulgou uma série de e-mails contendo mensagens trocadas entre funcionários do antigo Twitter entre os anos de 2020 e 2022.

As informações ficaram conhecidas como “Twitter Files Brazil” e exibem relatos e reclamações dos servidores acerca das decisões do Judiciário brasileiro que determinaram a exclusão de conteúdos em investigações envolvendo a propagação de fake news.

O material também insinuava que o Supremo Tribunal Federal (STF) estava censurando as empresas de tecnologias — chamadas big techs — e espionando indiscriminadamente usuários para interferir nas eleições presidenciais de 2022. Algumas das acusações foram desmentidas pelo próprio jornalista.

Depois de vir à tona, o ministro exigiu que Elon Musk apresentasse documentos que explicassem a procedência dos e-mails.

O bilionário, contudo, constatou que os pedidos vão contra a legislação do Brasil e escreveu em seu perfil: “Este juiz traiu descaradamente e repetidamente a Constituição e o povo do Brasil. Ele deveria renunciar ou sofrer impeachment”.

Moraes x Musk: dono do X se pronunciou contra suspensão de contas na plataforma

Ainda em abril, Musk publicou uma postagem explicando como acessar o X pelo VPN A ferramenta VPN permite que um usuário navegue em páginas da internet sem que o provedor de acesso consiga rastrear de qual país a conexão está sendo feita.
, para os brasileiros terem acesso ao aplicativo caso ele fosse derrubado por decisões judiciais.

Então, Musk anunciou que liberaria as contas de usuários da rede que haviam sido bloqueadas por decisões judiciais.

Moraes rebateu no dia seguinte, com a abertura de um inquérito contra Elon Musk e uma multa diária de R$ 100 mil caso a empresa debloqueasse os perfis.

LEIA MAIS | 5 vezes que Elon Musk contrariou a liberdade de expressão e leis de países

Moraes x Musk: ministro enviou intimação a Musk pelo X

Neste mês de agosto, os dois voltaram a se criticar depois que Musk anunciou o fechamento do escritório de sua empresa no Brasil, alegando ameaças e censura por parte do ministro.

A decisão foi mais um motivo para os embates, já que no dia 28 de agosto, Moraes deu um prazo de 24 horas para o empresário indicar um representante para o Brasil. Em postagem no X, marcando o perfil de Musk, o magistrado publicou a foto da intimação.

O dono do X respondeu com ironias na própria publicação, utilizando imagens criadas por inteligência artificial para criticar o ministro. Veja abaixo:

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Alexandre de Moraes Elon Musk STF

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar