"Bíblia nas escolas": Evandro será coautor da proposta, que tem bençãos de Elmano

Nesta quarta-feira, 14, o projeto já deve ir para o plenário e, conforme o autor da proposta, já deve ser aprovado

09:34 | Ago. 14, 2024

Por: Júlia Duarte
Evandro deve entrar como coautor da proposta, que vai passar por alterações pedidas pelo Governo do Ceará (foto: FÁBIO LIMA)

O presidente da Assembleia Legislativa (Alece), Evandro Leitão (PT), está em conversas e deve entrar entrar como coautor da proprosta chamada de "Bíblias nas escolas". O autor da proposição, deputado Apóstulo Luiz Henrique (Republicanos), confirmou nesta terça-feira, 13, que o petista está em processo de assumir junto dele a autoria da medida que irá disponibilizar Bíblias em escolas da rede municipal. O Governo entrou com emenda para que a distribuição inclua livros religiosos de outras fés

"Parabéns Elmano, parabéns Evandro Leitão, você é coautor do projeto comigo, que Deus abençoe vocês e que se aproximem sim do povo cristão, porque não são os bolsonaristas que são donos da igreja, Jesus é dono da igreja e Jesus é amor", disse o deputado em sua participação no Debates do POVO, programa da Rádio O POVO CBN.

"Ele está entrando como coautor e estamos trabalhando o projeto para que não haja a questão de ter o proselitismo ou o favor em relação a uma religião, estamos debatendo para que seja imparcial", ressaltou ainda o parlamentar. A fala coincide o que defendeu o governador Elmano de Freitas (PT) depois de "abraçar"  a pauta em durante congresso evangélico "Ceará Pentecostal", na Igreja do Senhor Jesus.

Conforme o governador, não serão apenas livros cristãos a serem incluídos nas bibliotecas, com a iniciativa também abrangendo outras religiões, “todas aquelas que o povo brasileiro professar, que o povo cearense professar".

Ao O POVO, Luiz Henrique fez acenos positivos quanto ao nome de Evandro. "Ele está entrando nessa coautoria, porque ele é um pacificador e ele é a favor do bem, de ajudar. É por isso que nós estamos juntos, unidos, para ter umaFortaleza, um Ceará melhor", disse. 

Questionado sobre o "timing" da aproximação de Elmano com a pauta, o deputadof fez alusões bíblicas e apontou que não teria como "julgar" o governador. "Ciro não era um rei de Israel mas Deus usou ele para aquele povo pudesse voltar e reconstruir a sua cidade. A consciência do Elmano só quem conhece é ele e Deus. Eu não sei da consciência do Elmano 'ai isso foi um oportunismo político isso e tal' eu não posso julgá-lo, mas que foi Deus que colocou no coração dele eu tenho certeza absoluta", disse. 

Nesta quarta-feira, 14, o projeto já deve ir para o plenário e, conforme o parlamentar, já deve ser aprovado. "Por que essa brevidade, por que essa celeridade. Porque foi uma palavra do governador. Estão dizendo que é mentira. Então, pra ele mostrar que não é mentira, amanhã, com a bênção de Deus, vai ser aprovado o projeto de indicação", apontou.

Ele explicou que o projeto então vai pro Executivo e o será mandando de volta para seraprovado e, com isso, ser implementado.