O POVO News: Queda de avião da VoePass: Cenipa obtém dados e áudios das caixas pretas
As causas estão sendo investigadas. Chefe do Cenipa adiantou que em nenhum momento houve declaração de emergência
07:41 | Ago. 12, 2024
O programa O POVO News realiza mais uma edição na manhã desta segunda-feira, 12. Com apresentação do jornalista Ítalo Coriolano, a edição comenta detalhes da tragédia ocorrida na tarde da última sexta-feira, 9, quando um avião da companhia aérea VoePass, anteriormente conhecida como Passaredo, caiu em uma área residencial em Vinhedo, no interior de São Paulo.
As causas estão sendo investigadas, mas a caixa-preta do veículo foi recuperada e o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) obteve dados e áudios.
Assista ao vivo:
Chefe do Cenipa, o brigadeiro Marcelo Moreno adiantou, em coletiva de imprensa nesse domingo, 11, que, em nenhum momento houve "declaração de emergência aos órgãos de controle de tráfego aéreos".
Segundo Moreno, existem duas caixas-pretas, cujo material de voz e dados foram acessados com 100% de sucesso pela equipe. As informações se referem aos minutos anteriores à queda do avião.
Os dados serão analisados pelos investigadores em Brasília e, somente depois, serão transformados em "informação útil para a sociedade", conforme o chefe do Cenipa. Será divulgado um relatório premilinar com os dados coletados.
Moreno ainda informou que "as autoridades do país responsável pelo projeto e fabricação da aeronave estão no Brasil" e que a próxima fase da investigação consiste na separação dos motores da aeronave.
A aeronave da VoePass havia decolado de Cascavel, no Paraná, às 11h58, com destino ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. O avião caiu próximo ao condomínio residencial Recanto Florido, em Vinhedo.
O modelo da aeronave comporta até 68 pessoas. Estavam 62 passageiros a bordo, sendo 58 passageiros e quatro tripulantes.
Leia mais
Serviço
O POVO News
Quando: Segunda a sexta, às 8h e às 18 horas
Onde: Youtube, Linkedin, Facebook e TikTok do O POVO