O POVO News: Venezuela abre investigação criminal após González se autoproclamar presidente

A oposição diz ter evidências de que González seria o real vencedor do pleito. Países reconheceram a vitória

O programa O POVO News realiza mais uma edição na manhã desta terça-feira, 6. Com apresentação do jornalista Ítalo Coriolano, a edição comenta a decisão do Ministério Público da Venezuela de abrir uma investigação contra o candidato opositor a Nicólas Maduro, González Urrutia, que se autoproclamou presidente.

Assista ao vivo:

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O pleito ocorreu no último dia 28 de julho. Antes mesmo dos resultados, a corrida já era permeada de acusações de interferência por parte da oposição e de atores internacionais. 

O Governo anunciou ter sofrido um ataque hacker, o que intensificou as acusações, antes de que o resultado fosse apresentado. Segundo o Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela, Maduro obteve 51,9% dos votos, enquanto González atingiu 43%. Até o momento as atas da votação não foram apresentadas.

A oposição diz ter evidências de que González seria o real vencedor do pleito. Depois do Peru e dos Estados Unidos, a Argentina, o Uruguai, o Equador, a Costa Rica e o Panamá reconheceram a vitória do candidato da oposição.

Urrutia se autoproclamou presidente. ""Nós vencemos esta eleição sem qualquer discussão. Foi uma avalanche eleitoral, cheia de energia e com uma organização cidadã admirável, pacífica, democrática e com resultados irreversíveis", afirmou.

Com isso, o Ministério Público da Venezuela abriu uma investigação criminal contra Edmundo.  O procurador-geral é Tarek William Saab, alinhado ao presidente Nicolás Maduro.

Serviço

O POVO News
Quando: Segunda a sexta, às 8h e às 18 horas
Onde: Youtube, Linkedin, Facebook e TikTok do O POVO

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar