O POVO News: Venezuela abre investigação criminal após González se autoproclamar presidente

A oposição diz ter evidências de que González seria o real vencedor do pleito. Países reconheceram a vitória

07:46 | Ago. 06, 2024

Por: Ludmyla Barros
Venezuelan opposition leader Maria Corina Machado (R) speaks with the media next to opposition presidential candidate Edmundo Gonzalez Urrutia while waiting for the results of the presidential election, in Caracas on July 28, 2024. Venezuela's opposition leader Maria Corina Machado urged voters in the country's presidential election to remain at their polling stations to verify the counting process in the decisive hours after closing. (foto: Federico PARRA / AFP)

O programa O POVO News realiza mais uma edição na manhã desta terça-feira, 6. Com apresentação do jornalista Ítalo Coriolano, a edição comenta a decisão do Ministério Público da Venezuela de abrir uma investigação contra o candidato opositor a Nicólas Maduro, González Urrutia, que se autoproclamou presidente.

Assista ao vivo:

O pleito ocorreu no último dia 28 de julho. Antes mesmo dos resultados, a corrida já era permeada de acusações de interferência por parte da oposição e de atores internacionais. 

O Governo anunciou ter sofrido um ataque hacker, o que intensificou as acusações, antes de que o resultado fosse apresentado. Segundo o Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela, Maduro obteve 51,9% dos votos, enquanto González atingiu 43%. Até o momento as atas da votação não foram apresentadas.

A oposição diz ter evidências de que González seria o real vencedor do pleito. Depois do Peru e dos Estados Unidos, a Argentina, o Uruguai, o Equador, a Costa Rica e o Panamá reconheceram a vitória do candidato da oposição.

Urrutia se autoproclamou presidente. ""Nós vencemos esta eleição sem qualquer discussão. Foi uma avalanche eleitoral, cheia de energia e com uma organização cidadã admirável, pacífica, democrática e com resultados irreversíveis", afirmou.

Com isso, o Ministério Público da Venezuela abriu uma investigação criminal contra Edmundo.  O procurador-geral é Tarek William Saab, alinhado ao presidente Nicolás Maduro.

Serviço

O POVO News
Quando: Segunda a sexta, às 8h e às 18 horas
Onde: Youtube, Linkedin, Facebook e TikTok do O POVO

Quer receber por WhatsApp as últimas notícias da política no Ceará e no Brasil? Acesse este link e entre no canal do O POVO sobre política