Presidente da Comissão do Hidrogênio Verde, Cid se ausenta de evento com Lula no Ceará

Cid participou apenas de um evento com Lula no Ceará neste terceiro mandato do petista

O senador Cid Gomes (PSB) não compareceu a evento, no Ceará, com a presença do presidente Lula (PT), para sanção do Marco Legal do Hidrogênio Verde (H2V). A ausência nesta sexta-feira, 2, chama atenção pelo fato de o parlamentar ser presidente da Comissão Especial para Debate de Políticas Públicas sobre Hidrogênio Verde (CEHV), no Senado Federal, tendo participado e articulado ações durante todo o processo de regulamentação do Marco Legal.

Cid também costuma participar de eventos sobre a temática, promovidos no Ceará. Na semana passada, por exemplo, esteve no Tribunal de Contas do Ceará (TCE), em uma roda de debate sobre o tema.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Além disso, a ausência se destaca pois o senador faz parte da base do governo federal no Senado e o partido dele, o PSB, integra aliança com o governo estadual.

Cid ainda apoia a campanha do deputado estadual Evandro Leitão (PT) para a Prefeitura de Fortaleza em 2024, apesar de ter se manifestado pouco sobre isso nos últimos meses.

O PSB, inclusive, postulava a vice do deputado, com o nome da secretária da Cultura, Luisa Cela (PSB). Vaga acabou ficando para o PSD, com o nome da também parlamentar, Gabriella Aguiar.

O POVO tenta contato com a assessoria do senador Cid Gomes por meio de mensagem via aplicativo e de ligação aos telefones de final 00 e de final 36. Quando houver retorno, o material será atualizado.

Cid participou apenas de um evento com Lula no Ceará neste terceiro mandato

De todas as passagens do presidente Lula no Ceará neste terceiro mandato, Cid compareceu apenas na última: em abril, quando o mandatário visitou as obras da Ferrovia Transnordestina, no município de Iguatu.

Na ocasião, era primeira vez que Cid participava de uma agenda pública com Lula no estado, depois que proferiu a frase na campanha de 2018, em ato de apoio a Fernando Haddad (PT): "O Lula tá preso, babaca".

Em 2021, os dois já estiveram em reunião fechada. No ano passado, Lula sugeriu a Camilo convidar Cid para o PT. O senador pediu audiência com o presidente, que não ocorreu.

Em 2023, Cid deixou o PDT em meio a um racha no partido e, em 2024, se filiou ao PSB, em uma aproximação com o governo de Elmano de Freitas, do PT.

Agora, conforme citado, apoia Evandro Leitão, tendo sido o responsável por conceder a carta de anuência ao deputado, para que saísse do PDT e se filiasse e pudesse concorrer pelo PT.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Lula Cid Gomes Evandro Leitão

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar