Lula diz que "nunca participou do evento" como o de Fortaleza: "Já me reuni com reis e príncipes"
Presidente anuncia a expansão do programa Pé-de-meia, da pasta da Educação
22:58 | Ago. 02, 2024
O discurso do presidente Lula (PT), em evento em Fortaleza, na tarde desta sexta-feira, 2, foi marcado por choro, declarações empolgadas e momentos nos quais o presidente relembrou a própria trajetória com a educação. Em determinado momento, Lula chegou a dizer que “nunca havia participado” de um evento como aquele, mesmo tendo se reunido com “reis, príncipes e princesas.”
“Eu já visitei o mundo inteiro, já me reuni com muita gente no mundo, com os mais importantes presidentes. Já dormi em palácio, já me reuni com rainha, com princesa, com príncipe. Nunca eu participei de um ato com tanta gente alegre, bonita e esperançosa como estão participando hoje. É uma fotografia que vai ficar sempre na minha cabeça”, disse Lula.
O presidente cumpre duas agendas em Fortaleza do dia de hoje. Na RMF, assinou a instituição do marco legal do Hidrogênio Verde e investimentos para conclusão da ferrovia Transnordestina.
Na capital, o presidente anuncia a expansão do programa Pé-de-meia, da pasta da Educação, comandada pelo ministro cearense, ex-governador do Ceará, Camilo Santana (PT).
O discurso neste último evento já começou emocionado, direcionado aos jovens estudantes na plateia. Lula relembrou toda a trajetória de vida, relacionando feitos com a oportunidade dos diplomas primário e técnico.
”Sei o que é procurar emprego sem profissão, sei quantos ‘nãos’ ouvi na vida. Cheguei a ficar das seis às dez da noite na porta da fábrica”, disse o mandatário.
“Não façam os pais passarem vergonha, estudem. É uma oportunidade o que está acontecendo hoje neste país”, completou Lula.
O presidente seguiu com falas contundentes, dizendo que “qualquer ministro” dele estava proibido de se referir a investimentos em Educação como “gasto”. “É investimento, investimento e investimento!”, gritou Lula, esquerdo o braço.
Leia mais
Lula tem agenda de dois dias no Ceará e estará em Convenção de Evandro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visita o Ceará e participa de duas agendas nesta sexta-feira, 2. A primeira, no Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana (RMF).
Os textos tratam de temas conectados à transição energética, com a instituição do marco legal do hidrogênio de baixa emissão de carbono, à criação de um Fundo de Investimento em Infraestrutura Social e a investimentos para conclusão da ferrovia Transnordestina. Pelo tema, o evento se realiza no Porto do Pecém.
À tarde, em Fortaleza, Lula participa do anúncio da ampliação do programa Pé-de-Meia. A iniciativa é um incentivo financeiro-educacional destinado a estudantes matriculados no ensino médio público que são beneficiários do Bolsa Família. Ele funciona como uma poupança destinada a promover a permanência e a conclusão escolar de estudantes nesta etapa de ensino.
No dia seguinte, no sábado, 3, a convenção que lança oficialmente Evandro Leitão (PT) como candidato a prefeito de Fortaleza e Gabriella Aguiar (PSD) como candidata a vice-prefeita contará com as presenças de Lula, Camilo e do governador Elmano de Freitas (PT). O evento a partir das 9 horas, no Centro de Formação Olímpica do Ceará (CFO).