Em evento com Lula, ministros atacam Bolsonaro por comentário sobre Nordeste ser a "pior região"
Ex-presidente se referiu ao Nordeste como "pior região em todos os aspectos que você possa imaginar"
12:11 | Ago. 02, 2024
Em solenidade no Porto do Pecém, na presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta sexta-feira, 2, ministros nordestinos bateram duramente no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), sobre ter se referido ao Nordeste como "pior região em todos os aspectos que você possa imaginar".
Leia mais
"Na semana passada, o ex-presidente da República colocou que a região do Nordeste é a pior do Brasil em todos os aspectos. Isso é um grande desrespeito ao povo nordestino", disse o ministro dos Portos e Aeroportos, o pernambucano Silvio Costa Filho (Republicanos). "Porque se tem um povo aguerrido, um povo trabalhador, um povo que é parte da solução do Brasil, é o povo nordestino", acrescentou.
"Quando ele coloca que o Nordeste tem os piores indicadores e piores aspectos, ele devia lembrar do Estado do Ceará, que hoje é uma referência da educação brasileira", disse o ministro.
A seguir, com ainda mais ênfase, o ministro dos Transportes, o alagoano Renan Filho (MDB), respondeu a Bolsonaro antes mesmo de saudar os presentes. "Bolsonaro desrespeitou o nordestino. Também me senti desrespeitado", afirmou.
"Antes de mais nada, é desconhecer a região", disse sobre a fala do ex-presidente. "Por isso deixou quatro anos a obra da Transnordestina parada. Foi por isso que o Estado do Ceará talvez seja um dos únicos estados do Brasil que não tem as suas rodovias que dão acesso a Fortaleza duplicadas. Foi por isso que ele não garantiu a conclusão do Anel Viário de Fortaleza, na BR 020, deixou a obra parada. Foi por isso que ele promoveu, quando Camilo Santana foi governador, e foi sem dúvida alguma, um dos maiores governadores da história do Ceará, ele atacou esse Estado, para impedir e travar o desenvolvimento daqui", pontuou Renan.
"Como nordestino, eu fui atacado", disse ainda.
A fala de Bolsonaro
Em entrevista à TV Pampa, afiliada da RedeTV! no Rio Grande do Sul, na sexta-feira passada, 26, Bolsonaro falou: "Se a Kamala (Harris, vice-presidente dos EUA e pré-candidata à Casa Branca) estivesse no Brasil, ela estaria no Psol, ela é de esquerda. Estive três meses nos Estados Unidos e eu vi que há um fluxo migratório de pessoas democratas para [estados] republicanos. Democrata é o pessoal de esquerda. Como há um fluxo migratório no Brasil do Nordeste para cá [Sul] ou para Sudeste e até para o Centro-Oeste. Ou seja, o Nordeste, que tinha que ser a melhor região do Brasil, o PT domina há mais de 20 anos, é a pior região em todos os aspectos que você possa imaginar. Não consigo entender se vem um nordestino para cá, para o Rio Grande do Sul, saiu de lá [do Nordeste] por falta de oportunidade e vir para cá votar no PT, PCdoB, Psol Isso aí tem que ser estudado esse cidadão aí”, disse Bolsonaro.